Reforma administrativa cria Supersecretaria

Alberto Silva é o mais cotado para ficar com pasta que vai cuidar de licitações e eventos

Publicado em 14/06/2019 às 09:31

O projeto de reforma administrativa que acaba de ser aprovado na Câmara Municipal altera a nomenclatura de algumas secretarias, eleva o status de outras e cria pelo menos uma superpasta: a de Gestão Institucional. A nova estrutura terá sob os seus cuidados áreas importantes e consideradas estratégicas na administração como as partes de licitações, compras e convênios, que vão estar subordinadas a duas diferentes coordenadorias. Além disso, a cargo da supersecretaria ficará também a superintendência de eventos, que antes era ligada à Secretaria de Turismo.

Segundo a reportagem apurou nos bastidores, o mais cotado para assumir a nova secretaria é Alberto Silva, que já cumpria papel semelhante na Secretaria de Governo, que anteriormente dividia com Miguel Alencar, este com função de interlocução política junto ao Legislativo, sindicatos e outras entidades. Alberto é considerado homem de confiança de Adriano no governo e, portanto, seria habilitado a ficar com uma das áreas consideradas mais importantes da gestão pelo prefeito.

– A função dela [da secretaria] é exatamente tirar as coordenadorias que todo mundo quer, porque envolve muitos recursos e ficar ali resguardada com uma pessoa de confiança do prefeito – disse uma fonte ligada ao governo que conversou com a reportagem. 

A nova estrutura vai fazer parte da Governadoria Municipal, que será uma espécie de ‘núcleo duro’ do governo, responsável por assessorar de forma direta o prefeito Adriano Moreno (Rede) e ser o centro das principais decisões da gestão municipal. Além da Gestão Institucional, a governadoria será composta pela Procuradoria-Geral; pela Controladoria-Geral e pelas secretarias de Fazenda, Administração e Governo. 

Pelo texto aprovado na Câmara e que ainda será submetido à avaliação da Procuradoria, a Secretaria de Gestão Institucional  terá a  função de “promover e executar o gerenciamento das relações com agentes executores e financiadores de projetos públicos municipais; coordenar e executar os procedimentos de licitação e contratos administrativos, compras e alienações; coordenar o sistema de compra de materiais e aquisição de serviços, observadas as normas gerais de licitações e contratos; promover e executar eventos e organizar calendários de eventos a serem realizados no Município”. 

Desenvolvimento Econômico – Outra secretaria criada com a reforma administrativa deve ficar com mais um velho conhecido do governo, o ex-secretário de Governo Duca Monteiro, antecessor de Alberto e de Miguel na pasta. 

A secretaria será responsável pelas políticas públicas para estimular a instalação de indústrias e outros estabelecimentos na cidade, bem como a geração de emprego e renda, o fomento e apoio ao empreendedorismo. 

 

Veja também

Compartilhe:  

COMENTÁRIOS

EXPEDIENTE

Rodrigo Cabral

Diretor

Fernanda Carriço

Chefe de Reportagem

fernanda.carrico@folhadoslagos.com

Redação, Administração, Publicidade e Assinatura

Avenida Francisco Mendes 226, loja 06, Centro - Cabo Frio - RJ

Propriedade da Sophia Editora Eireli - ME.

CONTATO

 

Redação

folhadoslagos@ig.com.br redacao@folhadoslagos.com
(22) 2644-4698 - Ramal 206
(22) 99613-2841 | (22) 99933-2196

Publicidade

(22) 2644-4698 - Ramal 215
(22) 99887-3242

Central do Assinante

(22) 2644-4698
(22) 99776-2956