sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
REVIRAVOLTA

Eleição suplementar em Búzios terá apenas dois candidatos

Mudança no cenário inclui visita de Bolsonaro e Claudio Castro, além de polêmica dentro do Solidariedade

22 março 2024 - 10h00Por Redação
Eleição suplementar em Búzios terá apenas dois candidatos

Os eleitores de Búzios terão que escolher apenas entre dois candidatos a prefeito na eleição suplementar que está confirmada para o próximo dia 28 de abril: Leandro de Búzios (Solidariedade) e Rafael Aguiar (PL). O cenário, que até a última edição impressa da Folha era composto por seis nomes, teve uma grande reviravolta não só com a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro e do governador Cláudio Castro (ambos do PL), mas também por uma grande polêmica.

Ex-presidente da Câmara de Búzios, e atual prefeito interino da cidade, Rafael Aguiar participou na última sexta-feira (15) da convenção que oficializou sua candidatura à prefeito de Búzios pelo PL. A festa contou inclusive com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, do governador Cláudio Castro e do senador Flávio Bolsonaro, entre outras lideranças do partido.

No mesmo dia da visita, surgiram rumores de que Joãozinho Carrilho (PRD) abriria mão de sua candidatura, atendendo a um pedido que teria sido feito pelo governador Cláudio Castro. A confirmação veio no sábado (16), durante a convenção, quando Carrilho anunciou que seria o vice na chapa com Rafael.

Uma nova reviravolta entre os pré-candidatos aconteceu no domingo (17). Tanto a ex-vereadora Gladys Nunes, como o policial militar Leandro de Búzios, haviam se lançado pelo Solidariedade. Mas, durante a convenção o partido teria preterido o nome de Gladys e anunciado Leandro como candidato oficial, causando um enorme mal estar. Por conta disso, a ex-vereadora não poupou críticas e denunciou o que considera uma grave violação de seus direitos políticos.

Segundo Gladys, ao optar pela candidatura de Leandro o Solidariedade teria desconsiderado importantes normas estatutárias do partido. Afirmou ainda que o diretório do partido lhe negou não só acesso à lista de filiados do Solidariedade, mas também um pedido para adiar o início da convenção das 17h para às 20h. Para a ex-vereadora, o partido cometeu uma violação de gênero. Ignorando toda a confusão, Leandro agradeceu não só o apoio do Solidariedade, mas também do MDB, PSDB e Cidadania, que se juntaram em coligação.

Sem apoio do partido, Gladys está fora do pleito, assim como o vereador e atual presidente da Câmara de Vereadores, Josué Pereira (PRTB). Sem dar detalhes, ele fez apenas um comunicado informando que retirou sua pré-candidatura “por questões partidárias”.

Quem também está fora da eleição é Daniele Martins (REP), ex-secretária da Mulher e esposa do prefeito afastado, Alexandre Martins. Em vídeo postado nas redes sociais, Alexandre avisou que, durante a convenção, o partido desistiu de lançar candidatura própria, e deu como justificativa o fato de que seu recurso, no Tribunal Superior Eleitoral, marcado para o último dia 7, acabou adiado.

– Temos ainda uma grande esperança de vitória no TSE, e por isso, acreditamos inclusive na suspensão dessa eleição suplementar - explicou o prefeito cassado.