segunda, 29 de abril de 2024
segunda, 29 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

TRE de Búzios nega registro de candidatura para Rafael Aguiar

Departamento jurídico do candidato diz que decisão final cabe apenas ao TSE

11 abril 2024 - 09h40Por Redação
TRE de Búzios nega registro de candidatura para Rafael Aguiar

Faltam menos de 20 dias para a eleição suplementar que vai eleger o novo prefeito de Búzios para um mandato tampão de apenas sete meses. E a disputa entre Leandro de Búzios (SDD) e Rafael Aguiar (PL) ficou ainda mais acirrada no início da noite desta quarta-feira (10), quando o juiz eleitoral da 172ª Zona Eleitoral de Búzios, Danilo Marques Borges, anunciou a sentença do Processo nº 0600030-78.2024.6.19.0172, que pede o registro da candidatura de Rafael: o resultado foi negativo por conta da perda do prazo legal de filiação do candidato ao PL.

Na decisão, o juiz reforçou a Resolução do TRE que diz que “poderão concorrer no pleito suplementar no município de Armação dos Búzios os eleitores filiados a partidos políticos e com domicílio eleitoral no município até o dia 31 de outubro de 2023, ressalvado prazo maior de filiação partidária estabelecido no estatuto da agremiação, e observadas as demais condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade. (Lei nº 9.504/97, art. 9º, caput c/c Lei nº 9.096/95, art. 20)”. A filiação de Rafael Aguiar ao PL aconteceu somente no dia 12 de março deste ano.

Ainda na decisão, o juiz eleitoral de Búzios citou que Rafael, “por desavenças político-partidárias com o então presidente do Partido Republicano, Alexandre Martins, prefeito afastado do cargo, através de decisão monocrática em 1º de fevereiro de 2024,  receoso de não ter o seu nome aprovado em eventual convenção partidária do Republicanos, migrou para o Partido Liberal, presidido por seu genitor, Miguel Pereira, vice-prefeito, também afastado, a fim de não ser alijado do exercício da capacidade eleitoral passiva, por ser supostamente considerado pelo antigo prefeito, atual presidente do Republicano, como ‘traidor’ e arquiteto de um ‘Golpe Municipal’”.

O juiz destacou ainda que Rafael mudou de partido “de livre e espontânea vontade” e “com a certeza solar de que o seu nome naquela agremiação partidária seria aprovado”. Para ele, “tal ato se afigura como uma manobra ou burla, ou seja, sem a boa-fé necessária que justifique a mitigação do regulamento, da lei e da Constituição Federal”.

Em nota enviada à Folha, o departamento jurídico da Coligação Coragem para Renovar informou que a decisão final do registro de candidatura de Rafael Aguiar cabe somente ao TSE. Disse ainda que “por força do art. 16-A da Lei nº 9.504/1997, o candidato continuará firmemente cumprindo todas as agendas de campanha”,  garantiu que o nome dele, e também do vice João Carrilho “estarão nas urnas e seus votos serão contabilizados”.

Desde o começo da semana era grande a expectativa pelo resultado do pedido de registro de candidatura de Rafael. Isso porque no domingo (7) o TRE deferiu a candidatura de Leandro, tornando-o apto a concorrer na eleição do próximo dia 28 de abril.