Eleições esvaziam Câmara e sessões são canceladas por falta de quórum

Presidente da Casa afirma que vereadores não aparecem 

Publicado em 13/06/2018 às 09:16

ALEXANDRE FILHO

 

Nas esquinas, nos bares e nos corredores de repartições públicas, só se fala naquilo: as eleições suplementares de Cabo Frio. Na contramão da agitação que toma conta da cidade, no entanto, a Câmara aproveitou o período eleitoral para entrar numa espécie de recesso improvisado.

As duas sessões da semana passada na Sede do Legislativo da cidade não aconteceram devido à falta de quórum. São necessários ao menos um terço do total de vereadores para que uma sessão da Casa seja aberta – sete vereadores apenas para a leitura da pauta e nove para que haja votação. Na terça, apenas os vereadores Nenel do Jardim (PPS), Oséais de Tamoios (PDT), Silvio Blau Blau (PSC) e o presidente da Câmara, Jeferson Vidal (PSC), estiveram presentes. Já na quinta, além daqueles que marcaram presença na sessão anterior, à excessão de Jefferson Vidal, juntaram-se Rodolfo Aguiar (Solidariedade), Zé Ricardo (MDB) se juntaram aos já mencionados. O vereador Luis Geraldo (PRB), primeiro secretário da Câmara, substituiu Vidal na presidência da sessão.

– Se parar para observar, nem membros da base governamental e nem da oposição estão aparecendo. Vereadores como Vinícius Correa, Vanderlei Bento e Rafael Peçanha, que está concorrendo para prefeito, entre outros, não estão vindo regularmente. Com isso está difícil de conseguirmos ter quórum para as sessões. Na verdade, faltam 13 dias só para as eleições. Então está um nervosismo, uma agitação intensa na cidade – disse Jefferson Vidal.

O vereador Rafael Peçanha justifica-se ao dizer que tenta unir a agenda como candidato aos compromissos de vereador.

– Tenho procurado juntar as duas coisas. Na semana passada alguns compromissos atrapalharam, mas nessa semana eu vou, tanto que estou apresentando projeto de lei. Naturalmente isso acontece. A gente tenta não perder o trabalho parlamentar, mas tem tanta coisa acontecendo neste período que naturalmente nem todos conseguem. Tenho procurado fazer a minha parte e participar ao máximo das sessões, mas de fato as eleições estão atrapalhando o andamento do trabalho do legislativo, e fica difícil conciliar – declarou.

Com o cancelamento da sessão da terça, a pauta do dia foi repetida para a sessão posterior, adicionados alguns temas. De acordo com Jefferson Vidal, “nada que tem prioridade, que é fundamental” está nas pautas. Dentre os projetos de lei que estavam para ser apreciados, porém, está um do vereador Zé Ricardo, que trata sobre a tramitação online, através de canais da internet, de todas as licitações realizadas pelo município de Cabo Frio, do ano de 2013 e que havia recebido parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça. Entretanto, após recentes elogios à prefeitura pela iniciativa de transmitir em suas redes sociais os processos licitatórios ao vivo, o vereador pediu que seu projeto voltasse a ser colocado em pauta.

Além deste, o projeto de lei de autoria do ex-vereador (PPS) e atual Secretário de Cultura Miguel Alencar, que altera o texto da lei N° 2.859, de 2016, que dispõe sobre o Conselho Municipal de Cultura, estava para ser apreciado também. Sempre que é levantado, o tema promove intenso debate entre a comunidade cultural da cidade.

Após duas sessões canceladas na semana passada, a plenária ocorrida na noite de ontem conseguiu obter quórum, e teve a presença de 11 vereadores: Adeir Novaes (PRB), Alexandra Codeço (PRB), Edilan do Celular (PRP), Nenel do Jardim (PPS), Guilherme Moreira (PPS), Vaguinho (PPS), Sivio Blau Blau (PSC), Rodolfo Aguiar (Solidariedade), Jefferson Vidal (PSC), Zé Ricardo (MDB) e Rafael Peçanha (PDT).

Veja também

Compartilhe:  

COMENTÁRIOS

EXPEDIENTE

Rodrigo Cabral

Diretor

Fernanda Carriço

Chefe de Reportagem

fernanda.carrico@folhadoslagos.com

Redação, Administração, Publicidade e Assinatura

Avenida Francisco Mendes 226, loja 06, Centro - Cabo Frio - RJ

Propriedade da Sophia Editora Eireli - ME.

CONTATO

Redação

folhadoslagos@ig.com.br redacao@folhadoslagos.com
(22) 2644-4698 - Ramal 206
(22) 9971-7556

Publicidade

(22) 2644-4698 - Ramal 215
(22) 9971-7841

Central do Assinante

(22) 2644-4698
(22) 9971-7841