sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
ESPECIAL

Cabo Frio retoma calendário de eventos e confirma temporada de transatlânticos

Município também aposta em descontos e promoções para atrair visitantes

09 setembro 2022 - 09h00Por Cristiane Zotich

Conhecida como capital da Região dos Lagos, Cabo Frio foi uma das cidades que mais sentiu os prejuízos econômicos causados pela covid-19. O setor de turismo foi duramente afetado, gerando um rastro de desemprego que deixou sequelas no comércio da cidade. Mas, com os casos da doença estabilizados devido ao avanço da vacinação, a esperança da secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Katyuscia Brito, é de que os próximos meses sejam mais positivos para o setor. Para ajudar no aquecimento econômico da cidade, um projeto promete integrar os meios de hospedagem, o comércio, restaurantes, empresas de turismo náutico, entre outros segmentos.

– O “Meu Destino” é um clube de descontos que oferece tarifas e preços promocionais para as pessoas que apresentarem o cupom do projeto no ato da reserva, ou da compra nos estabelecimentos cadastrados. Ele contempla também o CAT Meu Destino, no Shopping Park Lagos, que funciona como uma Central de Atendimento ao Turista repassando informações para os visitantes, inclusive das empresas participantes do projeto.

Katyuscia também revelou que o governo tem investido em outros projetos, como a Feira Cultural da Praia do Forte, que visa oferecer espaço para artesãos e artistas da cidade; Peroíso Gourmet, lançado no dia 4 de agosto; Cabo Frio Expo Artes, lançado no último dia 17; Feira de Antiguidades, além das festas religiosas e tradicionais e festivais locais, que têm recebido o apoio da Prefeitura para a realização. Na quarta e última entrevista da Folha sobre retomada turística, a secretária de Turismo de Cabo Frio também afirmou que a temporada de transatlânticos já está confirmada para este ano. Confira.

Folha dos Lagos – Antes da pandemia, Cabo Frio tinha uma economia considerada muito forte, com muitos bares, boates, restaurantes e lojas movimentando a cidade e gerando emprego. Durante a pandemia muitos desses empreendimentos fecharam as portas. Qual o impacto da pandemia para a cidade? É possível falar em cifras para esse prejuízo? 

Katyuscia Brito – Não só Cabo Frio, como o mundo todo sentiu os impactos econômicos da pandemia. Setores como o turismo demoraram para se recuperar e começam agora a respirar, com a retomada das atividades nos últimos meses. Quanto à questão de bares, boates, restaurantes e lojas, não podemos falar em cifras, já que estes segmentos recolhem o ICMS, que é um imposto estadual e quando o mesmo é repassado ao município na sua totalidade, sem divisões, não tenho como identificar quanto é recolhido por cada segmento.  

Folha – Como esse prejuízo impactou nas contas da Prefeitura com arrecadação de impostos?

Katyuscia – Quando uma empresa fecha as portas, ela deixa de pagar impostos e o município não arrecada. Na época mais dura da pandemia, o município também sentiu a queda de receita, pois isso é um efeito em cascata. Hoje, podemos afirmar que Cabo Frio deixou o desequilíbrio fiscal de antigamente, graças ao trabalho responsável do atual governo, que precisou equilibrar as contas e buscar outras fontes de recursos. Além disso, empresas novas estão chegando à cidade desde o ano passado, trazendo não só desenvolvimento como também geração de emprego.

Folha – Já é possível dizer que a cidade está se recuperando, ou já se recuperou, da crise criada pela pandemia?

Katyuscia – A pandemia não acabou, mas a curva de contaminação caiu bastante, principalmente por conta do avanço da vacinação contra a covid-19. E isso contribui para a recuperação da cidade e o aquecimento da economia. As pessoas voltaram a viajar e a visitar Cabo Frio, que é uma das cidades que mais recebe visitantes no país, e isso contribui para a retomada da atividade turística no município.

Folha – Existiu, na história da cidade, alguma outra crise com impacto tão negativo para o turismo como a covid?

Katyuscia – Não houve nenhuma crise tão impactante quanto a pandemia da covid-19, não só para Cabo Frio quanto para o mundo.

Folha – O que o município vem fazendo para voltar a ocupar o lugar de um dos destinos mais visitados no mundo? Tem participado de feiras, por exemplo?

Katyuscia – As feiras e eventos de turismo estão retornando agora, depois de dois anos de paralisação por conta da pandemia. Cabo Frio já participou de eventos como a Expo Rio Turismo, no Jockey Clube do Rio de Janeiro, e da 39ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, em Belo Horizonte, entre outros eventos em que divulgamos a nossa cidade. Vamos participar também da Feira Internacional de Turismo (FIT), em Buenos Aires, e do encontro de negócios “O Rio é de Vocês”, nas etapas São Paulo, Ribeirão Preto, Goiânia, Brasília e Rio de Janeiro, realizado pela Secretaria de Estado de Turismo. Estaremos presentes em outras feiras até o fim do ano. A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer tem buscado levar o nome de Cabo Frio para diversos eventos, apresentando o município não só como um destino costeiro, mas também ideal para ecoturismo, turismo rural, cultural, religioso, gastronômico, esportivo, de aventura e também para compras, pois temos o maior polo industrial de moda praia do Estado, que é a Rua dos Biquínis. Cabo Frio está se tornando referência no interior do Estado do Rio, por conta do turismo rural, com a Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador, que fez o município despontar neste segmento, demonstrando que nossa cidade é muito mais do que praia e tem potencial e capacidade de receber os turistas o ano todo.

Folha – Existe um calendário de eventos sendo trabalhado? O que temos para este segundo semestre?

Katyuscia – Cabo Frio possui um calendário de eventos que pode ser acessado no site da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (https://turismo.cabofrio.rj.gov.br/calendario/). Nesta programação constam eventos realizados em diversas regiões do município, trabalhando as características e particularidades de cada bairro, fomentando o comércio e destacando a cultura local. Como ainda estamos vivendo um momento pandêmico, o calendário pode ser alterado a qualquer momento.

Folha – Com relação aos transatlânticos, a última temporada, que foi o retorno das escalas, foi marcada por surtos de covid em algumas embarcações. Como estão as conversas para a retomada da temporada este ano? Já temos datas e escalas confirmadas?

Katyuscia – Para a temporada 2022/2023 Cabo Frio deve receber os transatlânticos sim. As escalas já estão sendo fechadas e, até o momento, cinco já estão confirmadas. Estamos aguardando mais confirmações.

(*) Para a realização da série de entrevistas, a reportagem entrou em contato com as Prefeituras de Turismo de Armação dos Búzios, de Iguaba Grande e de Araruama, mas não obteve respostas. 

LEIA TAMBÉM:

Com melhoria da Lagoa e Covid controlada, São Pedro da Aldeia retoma o Turismo

Saquarema comemora aquecimento do Turismo após campanha de vacinação

Arraial se organiza para voltar a fortalecer o Turismo no pós-pandemia