terça, 18 de junho de 2024
terça, 18 de junho de 2024
Cabo Frio
21°C
Park lagos
Park Lagos 2
Cultura

Saquarema recebe Feira Cultural que mistura tradição e sustentabilidade

Ação tem como objetivo valorizar a cultura local com feiras, exposições, artesanato e gastronomia

26 abril 2024 - 11h04Por Redação
Saquarema recebe Feira Cultural que mistura tradição e sustentabilidade

No próximo final de semana, dias 27 e 28 de abril, o município de Saquarema será palco de um evento inédito: a Feira Cultural da Mombaça. Realizada no Restaurante Toca do Peixe, localizado no bairro da Mombaça, na Região dos Lagos, a feira é parte integrante do projeto 'Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares' (USSL), sob gestão do Instituto Onda Azul, em parceria com a Petrobras.

Com o objetivo de resgatar a cultura local, que se perdeu ao longo do tempo, o evento contará com uma variedade de expositores, oferecendo desde iguarias típicas do pescado lagunar até artesanato regional. No sábado, dia 27, as atividades acontecerão das 13h às 17h, enquanto no domingo, dia 28, o público poderá desfrutar das atrações das 10h às 17h.

Dentre as opções disponíveis para os visitantes, destacam-se pulseiras artesanais confeccionadas com escamas de peixe, bonecos de crochê, ímãs decorativos e uma ampla seleção de delícias culinárias, incluindo pão de queijo recheado e bolos de pote.

Alice Braune, assistente técnica do eixo de 'Turismo de Base Comunitária' (TBC), ressaltou a importância da Feira Cultural da Mombaça, destacando o potencial para futuras edições e a criação de um calendário mensal de eventos, em linha com o que já ocorre em Maricá.

"A realização da 'Feira tem por objetivo criar uma mobilização local relacionada às atividades do turismo. Acreditamos que o município de Saquarema, no bairro da Mombaça, tem o potencial para fazer isso acontecer", comentou Braune.

Geraldo Vieira, proprietário do restaurante Toca do Peixe, expressou entusiasmo por sediar o evento e manifestou o desejo de ver outras edições no futuro.

"A expectativa é a melhor possível. Aqui no restaurante temos um espaço coberto que sempre dá para fazer uma música ao vivo, trazer as pessoas para conhecer um pouco mais da região. Torço para que tudo dê certo e que possamos realizar muitas outras edições da 'Feira Cultural da Mombaça'", disse Vieira.

O Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares é uma iniciativa conjunta do Instituto Onda Azul e Petrobras, contando com a participação de universidades federais, como UFF e UFFRJ, além de entidades como Cardume, Planett, Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, Colônias Z-4 e Z-24, e a Associação de Pescadores do Bairro de Itapeba.

 

Serviço:

Feira Cultural da Mombaça

Local: Restaurante Toca do Peixe

Endereço: Estrada da Mombaça – Mombaça, Saquarema – RJ

Data: 27 e 28 de abril de 2024

27 de abril: das 13h às 17h

28 de abril: das 10h às 17h.