terça, 23 de abril de 2024
terça, 23 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
ESPECIAL

Saquarema comemora aquecimento do Turismo após campanha de vacinação

Município começa a respirar aliviado pela retomada turística pós-covid-19

07 setembro 2022 - 09h00Por Cristiane Zotich

O município de Saquarema já começa a respirar aliviado pela retomada do turismo pós covid-19. Na segunda entrevista da série da Folha sobre a retomada turística na região, o secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael da Costa Castro, lembra que o turismo no Brasil cresceu 29% no primeiro bimestre de 2022, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviço divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em abril. E Saquarema também vem notando esse aquecimento. Rafael lembrou que no momento mais crítico da pandemia do coronavírus, o turismo foi um dos setores mais afetados com a perda de mais de R$ 470 bilhões no país. “Agora, com mais de 81% da população vacinada com as duas doses, o que representa mais de 162 milhões de brasileiros imunizados, os dados apresentados mostram que o setor começa a apresentar recuperação”, contou.

Motivado pela mudança positiva no cenário do turismo no Brasil, o secretário de Turismo de Saquarema lembrou que a cidade voltou a participar de grandes feitas de turismo, e também já retomou grandes eventos do calendário anual como o Campeonato Brasileiro de Surf, Mundial de Paramotor, Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, Sul Americano de Rugby, Festival Aloha Spirit, Canoa Havaiana, Saquarema Surf Festival, festivais de gastronomia entre outros. Confira a entrevista:

Folha – Como era o turismo em Saquarema antes da pandemia? Quais atividades e eventos a cidade promovia e teve que suspender?

Rafael – Trata-se de dicotomias entre a pandemia da Covid-19 e os dias de hoje. Considerando as restrições de fluxos de turistas contidos nas barreiras sanitárias, e das informações sobre o cenário atual do município, ao mesmo tempo que alertávamos para a necessidade de restrição ao turismo, também promovíamos nossos atrativos pela ótica futura de uma perspectiva de retomada essencial da atividade para o município. No início, todos os eventos foram suspensos. Na medida em que os casos aumentavam, as barreiras sanitárias foram se tornando cada vez mais intensas e frequentes, principalmente aos fins de semana e feriados. Assim, o município, como o mundo inteiro, se tornou refém do isolamento social e comercial até que, com a chegada da vacinação, foi possível o retorno das atividades comerciais e das convivências sociais de forma gradativa.

Folha –  Qual o impacto da pandemia para o turismo da cidade? É possível falar em cifras para esse prejuízo? E o quanto essa cifra representa na economia anual da cidade?

Rafael – A queda brusca no consumo e a grande demanda de cancelamentos aumentou a instabilidade financeira, colocando as empresas em situações críticas. Muitos estabelecimentos comerciais fecharam e outros migraram para produtos e serviços em formatos que antes não trabalhavam, ou mesmo não eram reforçados, como por exemplo “o serviço de delivery”, o que fez e faz muitos estabelecimentos se manterem comercialmente saudáveis e rentáveis. No Brasil, só nos seis primeiros meses de 2020, as perdas pelas companhias aéreas, por exemplo, ultrapassaram US$ 84 bilhões, de acordo com a IATA. Sendo assim, o impacto da Região dos Lagos manteve esse reflexo da capital. Pelo menos 90% dos hotéis fecharam suas portas e somente foi possível reabrir após a conclusão das duas doses iniciais da vacinação contra covid-19.

Folha – Isso impactou na arrecadação de impostos?

Rafael – Saquarema é uma cidade que saiu do 54º lugar em arrecadação do ICMS em 2017 para 16º posição em 2021. Atualmente é o 8º município do Estado do Rio de Janeiro a receber mais repasses do ICMS. Isso é um salto de 46 posições em 5 anos. Saquarema só está atrás de municípios cujas administrações tributárias são estruturadas e a circulação de mercadorias é maior, como Niterói, Maricá, Angra dos Reis e Duque de Caxias, por exemplo

Folha – Já é possível dizer que a cidade está se recuperando, ou já se recuperou, da crise criada pela pandemia?

Rafael – Em boa parte da área comercial Saquarema já possui um saldo de recuperação positivo. A cidade investiu em infraestrutura, acessos e projetos, trazendo primeiramente o turista nacional, uma vez que o turismo internacional iniciou seu retorno recentemente. Segundo a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), no mês de julho foram registradas 3.806 chegadas de voos internacionais ao país. Na comparação com maio, o aumento na conectividade foi de 7,29% e, em relação a junho do ano passado, de 355,36%. De acordo com a Embratur, o aumento expressivo da conectividade continuará até o início de 2023. Estão previstos 84 novos voos e 47 frequências adicionais até fevereiro do ano que vem. De janeiro a junho deste ano, mais 84 voos entraram em operação e 36 frequências foram adicionadas. A Região dos Lagos já recebe voos para Cabo Frio e agora conta com chegada de malhas aéreas para Campos e Macaé, abrindo mais frentes de entrada do turismo na região, inclusive por diluir o fluxo de transportes nas estradas de acesso à Costa do Sol. Ao refletirmos sobre possíveis manifestações do turismo neste contexto pandêmico, os espaços virtuais ou das mobilidades imaginativas ganham maior centralidade, em contraste com a impossibilidade dos fluxos turísticos convencionais.

Folha – Existiu, na história da cidade, alguma outra crise com impacto tão negativo para o turismo como a covid?

Rafael – Não, realmente a pandemia de covid-19 foi a maior crise, de impacto mundial.

Folha – O que o município vem fazendo para voltar a fomentar o turismo novamente? Tem participado de feiras, por exemplo?

Rafael – A Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo aproveitou o momento de isolamento social para produzir projetos para o município, incluindo eventos de importância internacional, como por exemplo WSL, Campeonato Brasileiro de Surf, Mundial de Paramotor, Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, Sul Americano de Rugby, Festival Aloha Spirit, Canoa Havaiana, Saquarema Surf Festival – QS, WSLChallenger Series WSL – Corona Saquarema PRO entre outros. Há, também, festivais de gastronomia como “O Gosto de Agosto”, além dos em eventos tradicionais como Natal de Luz, Revéillon e o ‘Arraiá da Vila’ que aconteceu todos os finais de semana do mês de julho e trouxe um público diário em torno de 5 mil pessoas. Essa é uma forma de agregar ao desenvolvimento do turismo e do esporte, dentro da nossa cidade, em um curto período de tempo. Mas neste ano de 2022 participamos das seguintes feiras: 18 a 19 de março – 24º AVIRP – Ribeirão Preto – SP; 24 a 27 março – Rio Expo Turismo; 11 e 12 de maio - IV Congresso Estadual Empresarial de Turismo em Angra dos Reis; 3 a 6 de maio - WTM Latin America – São Paulo; 16 a 17 de junho - Congresso Cieth Estadual de Guias de Turismo especializados em atrativos naturais - Maricá 2022.

Folha – Existe um calendário de eventos sendo trabalhado? O que temos para este segundo semestre?

Rafael – Sim, um calendário que contempla o esporte e o turismo, o ano inteiro, em conjunto com novas ações de incentivo ao esporte que fazem parte da estratégia da Secretaria para alavancar o fluxo turístico de Saquarema e da região. Todos oos eventos estão sendo divulgados em nosso site www.saquarema.rj.gov.br

(*) A entrevistada desta quinta-feira (8) é a secretária municipal de Turismo de São Pedro da  Aldeia, Andréa Tinoco. 

LEIA TAMBÉM:

Arraial se organiza para voltar a fortalecer o Turismo no pós-pandemia