sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
ESPECIAL

Com melhoria da Lagoa e Covid controlada, São Pedro da Aldeia retoma o Turismo

Município aposta na gastronomia e eventos para aquecer o setor

08 setembro 2022 - 08h43Por Cristiane Zotich

Com o avanço da vacinação contra a covid-19 em todo o país, a retomada da atividade turística em São Pedro da Aldeia “se dá de maneira segura e cheia de boas surpresas”. É o que revela a secretária municipal de Turismo, Andrea Canutos Tinoco. Na terceira entrevista da série da Folha sobre retomada turística da região, ela contou que a cidade tem apostado em sua “gastronomia rica e surpreendente” como uma das ferramentas para atrair turistas de volta à cidade, e também em eventos que favorecem a divulgação do destino como o Concurso Fotográfico Encantos da Aldeia e o Festival Gastronômico Frutos da Lagoa.

– Diferente do conceito de polo gastronômico, São Pedro da Aldeia oferta qualidade e variedade na zona rural, nas praias e em nossos inúmeros restaurantes. A vida noturna ressurge com um ambiente leve e agradável, praias lagunares com temperatura muito agradável e sem índice de afogamentos. Raias perfeitas para a prática de esportes náuticos, meios de hospedagem confortáveis e muito charmosos, paisagismo presente em nossas áreas públicas, tudo isso reforça nosso convite para as pessoas venham para São Pedro – contou, lembrando que superar a pandemia não foi o único desafio para a retomada do turismo na cidade. Confira a entrevista:

Folha dos Lagos – Como era o turismo em São Pedro da Aldeia antes da pandemia? Quais atividades e eventos a cidade promovia e teve que suspender?

Andrea Tinoco – A atividade turística vinha comprometida, principalmente em função das condições de balneabilidade da laguna. Assim, ocorriam os eventos do calendário tradicional e outras ações pontuais. Todos foram suspensos em período pandêmico.

Folha – Qual o impacto da pandemia para o turismo da cidade? 

Andrea – O trade turístico sofreu um baque muito forte, com atividades suspensas por absoluta falta de público. É delicado falar em cifras, pois além de citarmos o impacto da queda de arrecadação, este baque gerou o desemprego em massa no setor, fator que compromete toda a cadeia econômica e social da cidade.

Folha – Como esse prejuízo impactou nas contas da Prefeitura já que isso impacta diretamente na arrecadação de impostos?

Andrea – O cenário era alarmante. Com o elevado índice de desemprego, toda a cadeia de comércio e serviços foi afetada. No caso de São Pedro da Aldeia, há ainda o fato de ter ocorrido demissão em massa também no setor público no ano de 2020. O impacto foi ainda maior.

Folha – Já é possível dizer que a cidade está se recuperando, ou já se recuperou, da crise criada pela pandemia?

Andrea – Na contramão das expectativas, São Pedro da Aldeia retomou as atividades antes do esperado e dois fatores foram fundamentais para esta retomada: a melhora inconteste da balneabilidade da Lagoa de Araruama e o fato de não termos o perfil de turismo de massa. Com o passar dos meses, as pessoas buscavam turismo de proximidade, sem abrir mão da segurança, e São Pedro da Aldeia despontou como esta opção segura, com bons meios de hospedagem, totalmente adequados às regras sanitárias, e uma gastronomia diversificada e atraente. Pudemos planejar e executar estratégias para capacitação do setor e precificação, fatores que garantem o fortalecimento do setor e a manutenção da segurança.

Folha – Existiu, na história da cidade, alguma outra crise com impacto tão negativo para o turismo como a covid?

Andrea – A poluição da Lagoa foi extremamente nociva ao setor e, apesar de sua recuperação, merece atenção permanente. No entanto, nada se assemelha ao pesadelo covid.

Folha – O que o município vem fazendo para voltar a fomentar o turismo novamente? Tem participado de feiras, por exemplo?

Andrea – O prefeito Fábio do Pastel nos deu diretrizes para tratar de fomento e ordenamento com especial atenção, e assim temos seguido. Além do Programa de Capacitação Para a Qualidade no Atendimento ao Turista, já em sua segunda edição, o diálogo permanente com o trade turístico nos possibilita avançar com mais tranquilidade em nossas ações para divulgação do destino. O município participa de feiras, fóruns e demais agendas propostas para o setor, além de promover ações como o Concurso Fotográfico Encantos da Aldeia e nosso Festival Gastronômico Frutos da Lagoa, também em sua segunda edição. Em todas as nossas participações, temos a grata satisfação de poder contar com a presença dos empresários do setor, que acompanham de perto nosso trabalho, e levamos material de todos os que estão no Cadastur. A Setur-RJ tem sido importante parceira nesta retomada, pois divulga nossos materiais por todo o país, bem como o nosso artesanato.  

Folha – Existe um calendário de eventos sendo trabalhado? O que temos para este segundo semestre?

Andrea – Sim. De maneira inteligente, o prefeito Fábio do Pastel mantém os eventos divididos pelas pastas pertinentes, isto nos dá maior agilidade no planejamento e execução. Em breve estaremos divulgando o calendário integral do segundo semestre. Mas já realizamos, por exemplo, edição de inverno do Festival Gastronômico Frutos da Lagoa, os concertos semanais na Casa da Cultura, dentre outros.

(*) A entrevistada desta sexta-feira (9) é a secretária de Turismo, Esporte e Lazer de Cabo Frio, Katyuscia Brito.

LEIA TAMBÉM:

Arraial se organiza para voltar a fortalecer o Turismo no pós-pandemia

Saquarema comemora aquecimento do Turismo após campanha de vacinação