domingo, 05 de maio de 2024
domingo, 05 de maio de 2024
Cabo Frio
28°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Esportes

Saquarema Surf Festival proporciona final de semana inesquecível para os amantes do esporte

25 abril 2024 - 16h42Por Paula Ventura
Saquarema Surf Festival proporciona final de semana inesquecível para os amantes do esporte

Para os amantes dos esportes, Saquarema foi palco de um final de semana inesquecível. Em mais uma edição memorável, o Saquarema Surf Festival 2024 aconteceu entre os dias 15 e 21 de abril, na praia de Itaúna - em memória do surfista local Leonardo Neves, que faleceu durante uma competição em 2019.

O evento reuniu nomes consagrados do esporte nacional e mundial, junto com a nova geração que vem dominando as ondas nos últimos tempos. Composto pelas categorias Qualifying Series, Longboard Pro e Pro Junior, tanto femininas quanto masculinas, o Saquarema Surf Festival deste ano lotou as areias de Itaúna, principalmente no sábado (20) e no domingo (21) - quando aconteceu a grande final. 

Bruna Freitas, de 25 anos, estava entre a plateia presente no evento durante a tarde de sábado (20). Nascida em Minas Gerais, a residente da capital carioca afirma ser a nona vez que vem para Saquarema para prestigiar algum campeonato. Em relação a presença do festival na cidade, ela confirma que os eventos movimentem o turismo da região de uma forma muito positiva. 

"Com certeza, atrai muito turismo, né? O pessoal que gosta de surf e também quem não gosta, então agrega todo mundo. Achei muito incrível a preparação da cidade para o evento, tudo muito organizado também. Tudo muito acessível e muita gente de todos os lugares, então achei muito bom, muito bem organizado", relata a amante do surf. 

Com ondas incríveis, a Praia de Itaúna confirmou mais uma vez o seu título de Maracanã do Surf. Entre os destaques do evento, o paulista Igor Moraes conquistou a primeira nota 10 da história do Circuito Banco do Brasil de Surf no Saquarema Surf Festival. O atleta buscava uma nota 9,87 para conseguir vencer o também paulista Edgard Groggia. Nos últimos minutos da bateria, Igor entrou para a história com uma onda classificada com a nota máxima pelos 5 jurados do dia - virando o placar contra Edgard. 

Apesar do feito, o surfista foi eliminado pelo argentino Franco Radziunas, que enfrentou o brasileiro Lucas Vicente durante a grande final do QS 5000 masculino. Entre os outros finalistas estavam: 

Laura Raupp (BRA) e Arena Rodriguez (PER), no QS 5000 feminino; Cauet Frazão (BRA), Leo Casal (BRA), Lucas Rosario (BRA) e Rickson Falcão (BRA), no Pro Junior Masculino; Arena Rodriguez (PER), Kalea Gervasi (PER), Isabelle Nalu (BRA) e Laura Raupp (BRA), no Pro Junior Femenino; Evelin Neves (BRA), Rayane Amaral (BRA), Kate Brandi (BRA) e Ayllar Cinti (BRA), no Longboard Feminino; e Alexandre Escobar (BRA), Matias Maturano (PER), Jefson Silva (BRA) e Anderson Silva (BRA), no Longboard Masculino.

Na manhã de domingo (21), os atletas se reuniram mais uma vez no Maracanã das ondas, para definir os campeões da etapa. Em um dia de muito calor e muitas ondas, a praia de Itaúna foi palco de uma final emocionante, com muita representatividade brasileira no mar. 

Com um total de 14,34 pts (8,17+6,17), o brasileiro Lucas Vicente venceu a etapa do QS 5000 masculino, junto com a brasileira Laura Raupp, com 10,84 pts (6,67+4,17) no QS 5000 feminino. Já na categoria Pro Junior, os campeões foram Cauet Frazão (BRA), com 12,50 pts (7,17+5,33), no masculino, e Arena Rodriguez Vargas (PER), com 9,53 pts (5,43+4,10), no feminino. Enquanto no Longboard, a campeã da modalidade feminina foi Evelin Neves (BRA), com 10,10 pts (6,00+4,10) e o campeão da modalidade masculina foi Alexandre Escobar (BRA), com 13,53 pts (7,03+6,50)

O atleta do surf Caetano Vargas (https://www.instagram.com/caetanovargas/), embaixador da marca G-Shock (https://www.instagram.com/gshockbrasil/) , participou de uma entrevista exclusiva. Nascido em Florianópolis, o surfista relata como foi sua experiência no Saquarema Surf Festival desde ano.

"Cara, o campeonato foi incrível, deu onda todos os dias, sempre com condições favoráveis, então foi muito legal o evento, agora acabou de acabar, tem um novo campeão ali, o Lucas Vicente, então foi muito irado, deu muita onda, deu onda até demais, tava muito grande o dia de ontem, então foi um desafio pros atletas e foi muito legal ter acompanhado", relata o catarinense com muita emoção. "O Lucas é uma pessoa que se dedica muito, então tem os méritos, com certeza, não que o outro não tenha, mas com certeza é um cara que eu vejo que se dedica muito, então eu acho que as vitórias ficaram em boas mãos", acrescenta. 

Em relação a importância do investimento no esporte pelas cidades, o surfista catarinense confirma sobre o desenvolvimento dos municípios a partir do surf.

"Sim, cara, é muito importante, uma coisa que a gente tá vendo aqui é o movimento que traz tudo pra cidade, querendo ou não, muitas pessoas vêm pra cá e isso fomenta muito a economia do comércio local, então é muito importante ter isso pra que isso seja fomentado e também para que as próximas gerações se sintam vontade de estar aqui", finaliza Caetano.

REMA Skateboarding Challenge

Pela primeira vez na história, o Saquarema Surf Festival também foi palco de um evento especial para skate brasileiro. Com a presença de lendas do esporte, como Pedro Barros, Ítalo Penarrubia, Vi Kakinho e Felipe Foguinho, o challenge movimentou as areias de Itaúna com muita adrenalina.

A competição aconteceu no sábado (20), às 13h30. Inicialmente, os atletas se dividiram em duas equipes, tendo como capitães os skatistas Vi Kakinho e Marlon Silva, para a primeira etapa de seleção interna. Em seguida, os classificados dos dois grupos se desafiaram na rampa, contando agora com a presença dos coringas Pedro Barros - na equipe de Vi Kakinho, e Ítalo Penarrubia - na equipe de Marlon Silva. 

Com um show de manobras radicais e muita vibração de todo o público presente, os finalistas foram selecionados. Entre eles, Ítalo Penarrubia, Nilo Peçanha e Matheus Guerreiro, da equipe de Marlon Silva, e Felipe Foguinho, Pedro Barros e André Mariano, da equipe de Vi Kakinho. 

O capitão Vinicius Barbosa, mais conhecido como Vi Kakinho (https://www.instagram.com/vikakinho/) , de 26 anos, deu seu relato exclusivo de como foi participar da primeira edição do REMA Skateboarding Challenge, em Saquarema. 

"Acabou de rolar as semifinais do campeonato de skate, meu time contra o do Marlon Silva. Os três que passaram do meu time que eu escolhi foram o André Mariano, o Felipe Foguinho e o Pedro Barros e a gente está esperando rolar a final. Está sendo mágico poder competir à beira da praia, é um negócio que não acontece muito no skate, a gente correndo, andando na pista sentindo a brisa do mar, então como é um negócio que não acontece muito", comenta o skatista. 

"A vibe da galera estava lá no alto e todo mundo andou muito de skate, porque skate é muito mais que uma competição, é o nosso estilo de vida, então era só amigo andando ali. Por mais que a gente esteja competindo entre si, cada um torce pela vitória do outro, pelo acerto do outro e está mágico isso aqui, só agradecer todo mundo que fez isso acontecer, a Layback e toda organização do evento", acrescenta o catarinense que é ídolo do esporte.

Todas as etapas do Challenge aconteceram na tarde de sábado (20), tendo os campeões definidos por volta das 17h, em um entardecer de tirar o fôlego, inesquecível para todos os presentes. Com as arquibancadas lotadas, os finalistas deram um show na pista, dificultando a escolha dos jurados. 

Após muita emoção, os campeões foram definidos. Representando a equipe Vi Kakinho, os vencedores foram André Mariano, em primeiro lugar, e Pedro Barros em segundo, enquanto na equipe de Marlon Silva, o primeiro lugar foi Ítalo Penarrubia, e o segundo, Nilo Peçanha. A equipe com maior somatório de pontos, foi a de Vi Kakinho, com um total de 2000 pt, seguida do time do Marlon Silva, com 1100 pt.

Em entrevista, o campeão do REMA Skateboarding Challenge de 2024, Italo Penarrubia (https://www.instagram.com/italopenarrubia/) , embaixador da marca de relógio G-Shock, contou sobre a emoção de participar desse evento histórico na praia de Itaúna, em Saquarema. 

"Bom, é muito legal estar aqui em Saquarema representando o skate e conhecer alguns locais aí que estão andando muito. Uma ótima referência, tem boas pistas aqui também. É bem legal ver que a prefeitura está incentivando o esporte aqui. É muito legal o skate estar junto com o surf, pois o skate nasceu do surf. E é incrível a gente estar se reunindo aqui, com essas duas culturas. É muito gratificante estar aqui fazendo parte desse grupo de atletas de elite", relata o recordista mundial de maior aéreo e duas vezes medalhista de ouro do X Games.  

Em relação ao crescimento do esporte no país e a representatividade mundial, o paulista natural de Santo André traz sua experiência.

"O esporte cresceu muito após as olimpíadas por conta das medalhas. O mérito que trouxemos - tanto o Pedro quanto a Raíssa - então as prefeituras e os governos estão incentivando mais o esporte, criando pistas de skate, projetos sociais e isso que está fazendo as crianças e todo mundo se interessarem mais pelo esporte - as marcas, as empresas e até mesmo os eventos. Estamos com bastante eventos aí, tanto na modalidade olímpica quanto na vertical, então estamos com bastante incentivo ao esporte e isso que é o mais legal, que vai trazer as gerações quanto mais crianças andando, mais pistas e mais incentivo para o esporte", relata o atleta com entusiasmo. 

Quanto a sua participação na competição, Italo Penarrubia enaltece seus colegas e se emociona ao poder estar presente em um festival tão completo como o Circuito Banco do Brasil de Surf no Saquarema Surf Festival. 

"Muito legal o que está rolando. Estamos olhando um campeonato junto com um evento de surf, a Layback está fazendo essa ponte, trazendo os skatistas e estamos aí com os meus melhores amigos, ídolos, e também assistindo meus ídolos aqui em Saquarema surfando. A condição do clima está perfeita, está um sol, não tem uma nuvem no céu, a condição de onda também está top, a pista de skate está sensacional, então vai ser um ótimo evento. Estou aqui curtindo bastante, é um evento muito importante, tanto para o skate, tanto para o surf, juntando essas duas culturas que tem muito a entregar", relata o campeão do time do Marlon Silva. 

Leo Neves

Leonardo Neves, mais conhecido como Léo Neves, foi um ídolo do surf profissional nacional, conquistando duas vezes o título de campeão brasileiro - em 2002 e 2003 - e três vezes o de campeão carioca. O atleta também representou o país no Circuito Mundial de Surf (WCT) por dois anos consecutivos - 2007 e 2008. Ex-integrante da elite mundial do surf, Leo Neves dedicou seus últimos anos de carreira como treinador de surf para surfistas de alta e média performance.

Durante uma bateria da semifinal da Tríplice Coroa de Saquarema, em 2019, o surfista de 40 anos faleceu após ter sofrido um mal súbito dentro da água e se afogar. Segundo os outros atletas, Leo Neves teria ficado exausto com a série de ondas, perdendo o fôlego sob a prancha, já no outside. Apesar de todos os esforços de resgate, o atleta não resistiu.

Naquele dia, pouco antes da competição, o surfista teria gravado um vídeo relatando sobre as condições do mar em Saquarema, alegando que o mar estava “sinistro”, “tenebroso”, parecendo até mesmo uma “máquina de lavar”. Leo era casado com Tatiana e deixou quatro filhos. Até hoje, a cidade demonstra o carinho pelo atleta, tendo dedicado o Saquarema Surf Festival deste ano em memória do surfista.