Arraial recebe 1º Festival de Jazz & Blues

Evento vai acontecer entre os dias 27 e 29 de julho na orla da Praia Grande

Publicado em 19/07/2018 às 09:14

Pela primeira vez em sua história, o município de Arraial do Cabo irá organizar um festival musical voltado para os ritmos do Jazz e do Blues. O Arraial do Cabo Jazz & Blues Festival vai acontecer entre os dias 27 e 29 deste mês, na orla Flávia Alessandra, na Praia Grande, e segundo a organização deve atrair entre cinco a dez mil turistas por dia durante a realização do evento.

O festival está sendo organizado com o apoio da iniciativa privada e da Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo, e terá entrada gratuita. De acordo com o secretário municipal de Governo, Comunicação e Eventos, Ronnie Plácido, a realização do evento trará um tipo de público diferente daquele visto no verão e nos feriados, e movimentará a cidade durante este período de baixa temporada.

– Desde que assumimos o governo, a nossa ideia sempre foi fazer eventos de qualidade em Arraial do Cabo, por que assim conseguiríamos atrair um público diferente do que estamos acostumados a receber na alta temporada. Com a realização do festival, conseguiremos trazer esse turista e movimentar a cidade em meio à baixa temporada. Agora, trouxemos para o festival músicos que são referência internacional dentro do segmento, então estamos muito satisfeitos e cremos que será um sucesso – disse.

Para quem quiser curtir o festival, o evento estará repleto de artistas de renome nacional e internacional. Principal atração do festival, Leon Atkins, mais conhecido como Lil ‘Jimmy Reed, é um verdadeiro bluesman. Com uma majestosa guitarra, além de uma harmônica deslumbrante e uma voz marcante, Jimmy simboliza o clássico e tradicional blues americano da Louisiana. O artista já dividiu o palco com lendas do segmento, como B. B. King e Bobby “Blue” Bland, e tocou em grandes festivais no Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Suíça.

Outra atração internacional será a cantora Taryn Szpilman, que há vinte anos pesquisa a fundo as raízes do Jazz & Blues, passando pelas suas raízes históricas até as suas principais vertentes, como o rock clássico e a soul music. Em seu show, Taryn conta a história desses estilos em ordem cronológica, desde os anos 20 até o anos 70.

Uma das principais referências dentro do cenário da gaita no Brasil e no mundo, Jefferson Gonçalves também se apresentará para o público cabista. Com um toque inconfundível e original, misturando estilos diferentes que se unem em algo novo, Jefferson usa sua gaita para fazer um mix entre a música negra norte americana e os típico ritmos brasileiros, como o forró, o baião e o xaxado.

Um dos grandes expoentes do blues no cenário musical brasileiro, a Banda Audergang, que já tocou ao lado de ícones do blues nacional e mundial como Celso Blues Boy e o mestre Johnny Winter, também marcará presença no festival.

A ideia de realizar um festival musical deste tipo no município cabista teve origem no já renomado Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, que ocorre anualmente na cidade da Região dos Lagos e é nacionalmente conhecido. Ronnie explica que a intenção é seguir o modelo de sucesso.

– Na verdade essa foi a ideia mesmo. Inclusive quem iria produzir o nosso fetsival seria a mesma pessoa que realizou esse trabalho por lá, mas acabamos não conseguindo fechar essa parceria. Todo ano Rio das Ostras consegue fazer um festival nacional e atrair um púbico com características ímpares, então queremos fazer o mesmo para a nossa cidade, mas sem um custo muito elevado. Por isso mesmo buscamos a parceria com a iniciativa privada e a nossa intenção é continuar trabalhando sempre assim – declarou.

Ainda segundo Ronnie, o festival, que contará com praça de alimentação com food trucks e área kids, deverá atrair cerca de cinco a dez mil turistas por dia para a cidade durante os três dias de evento. Com a atração já inserida no calendário de eventos da cidade, a intenção é que o festival se torne um evento permanente em Arraial.

– O festival já está no nosso calendário de eventos e queremos que assim permaneça. Para o próximo ano ainda estamos acertando as datas, mas a idéia é continuar usando a iniciativa privada para promover os eventos. Essa é a determinação do preferito. O mesmo deve acontecer com as datas do Festival da Lula e de Chorinho, que também estão confirmados e vamos mudar as datas para que possamos ter um calendário flutuante e movimentar a cidade – explicou.

Veja também

Compartilhe:  

COMENTÁRIOS

EXPEDIENTE

Rodrigo Cabral

Diretor

Fernanda Carriço

Chefe de Reportagem

fernanda.carrico@folhadoslagos.com

Redação, Administração, Publicidade e Assinatura

Avenida Francisco Mendes 226, loja 06, Centro - Cabo Frio - RJ

Propriedade da Sophia Editora Eireli - ME.

CONTATO

 

Redação

folhadoslagos@ig.com.br redacao@folhadoslagos.com
(22) 2644-4698 - Ramal 206
(22) 99613-2841 | (22) 99933-2196

Publicidade

(22) 2644-4698 - Ramal 215
(22) 99887-3242

Central do Assinante

(22) 2644-4698
(22) 99776-2956