terça, 18 de junho de 2024
terça, 18 de junho de 2024
Cabo Frio
21°C
Park lagos
Park Lagos 2
Cultura

Teatro Municipal de São Pedro recebe duas apresentações gratuitas do espetáculo 'Casa Caramujo'

25 abril 2024 - 09h31Por Redação
Teatro Municipal de São Pedro recebe duas apresentações gratuitas do espetáculo 'Casa Caramujo'

O Teatro Municipal Dr. Átila Costa, em São Pedro da Aldeia, receberá duas apresentações gratuitas do espetáculo “Casa Caramujo”, nesta sexta (25 de abri), às 10 horas e às 14 horas.  “Casa Caramujo” é um espetáculo para crianças e adultos, para ser visto em família. O infantil experimenta múltiplas técnicas de teatro de animação (manipulação direta, luva, mímica, teatro negro), abordando de maneira lúdica um dos temas mais delicados para se tratar com crianças e adolescentes: a morte. A peça coloca as crianças em contato com os fatos irreversíveis, no mergulho do desconhecido. A peça está em circulação através da Lei Paulo Gustavo, com apresentações nos municípios de São Gonçalo, Volta Redonda,  São Pedro da Aldeia e Campo Grande.

Com texto de Gustavo Paso, inspirado por uma narrativa de tradição oral escocesa do século XI, o espetáculo aborda o ciclo da vida, fazendo uma contextualização com simbologias que explicam que a continuidade depende necessariamente do convívio com a morte.

Jonas, um menino que morava sozinho com sua mãe, acorda num outro canto da cidadezinha e tem a surpresa de ver que sua mãe está adoentada. Ligeiro como um raio corre até a cidade para buscar um médico. No caminho ele percebe que não está sozinho. Uma senhora de preto então se aproxima e pede informações sobre sua própria mãe. Jonas entende que está de frente para a Dona Morte! Então ele se coloca em posição de ataque e enfrenta a “Dona Morte”. Num movimento rápido ele tira sua foice e consegue ameaçá-la, fugindo dos ataques ela vai ficando incrivelmente pequena... é quando Jonas consegue pegá-la pelo pescoço e aprisioná-la dentro de uma casa de caramujo. É, a casinha do nosso amigo caramujo foi para no fundo do rio Perequê com a morte lá dentro.

Quando Jonas retorna para casa, encontra sua mãe bem, mas, aos poucos, todos os moradores da cidade começam a se deparar com um fato: ninguém consegue mais colher frutos, quebrar ovos, ao pescar os peixes não morrem, as verduras também não saem da terra... todos compreendem que nada mais morre.

 

Aprisionada, a morte deixa de agir e ninguém mais consegue se alimentar, quebrando, assim, o ciclo da vida. O menino então precisa mergulhar no fundo das águas e resgatar a dona morte para a vida voltar ao normal.

Sinopse

 Um caramujo resolve tomar um banho no Rio Perequê (Paraty) e deixar sua casa “esperando” na beira do píer. O que ele não esperava é que houvesse um entrevero que iria resultar na desgraça de sua vida.

 A CiaTeatro Epigenia

A Cia Teatro Epigenia é uma companhia de teatro HUMANISTA. Eleita nacionalmente em 2022 como a Melhor Cia de Teatro, acaba de completar 23 anos de fundação: “Procuramos projetos que falem sobre o ser humano contemporâneo. Achamos que podemos mudar o mundo.” Respeitando um compromisso firmado em sua fundação, a CiaTeatro Epigenia ampliou seus horizontes e se tornou uma cia nacional. “Nosso objetivo sempre foi fazer teatro por todo o país, já estivemos em turnês por 21 dos 26 estados brasileiros, contabilizando mais de 80 municípios.” Com inúmeras críticas e premiações das mais importantes, a Cia somente em 2023 estreou sua comédia inédita DE PERTO NINGUÉM É NORMAL com texto e direção de Gustavo Paso, com mais de 25 mil espectadores no icônico Teatro do SESI-SP; reestreou O ALIENISTA, vencedor de 06 prêmios, incluindo Melhor Espetáculo e Diretor, no histórico Teatro João Caetano do Rio de Janeiro; apresentações na Lona Cultural Jovelina Pérola Negra; e a Turnê Nacional por 6 estados do também premiadíssimo infantil da Cia CASA CARAMUJO, que agora retorna ao Rio para a temporada no Teatro EcoVilla Hippy.

 

 

Gustavo Paso

Gustavo Paso, carioca, diretor, dramaturgo, cenógrafo e artista plástico é reconhecidamente um dos notáveis diretores do teatro brasileiro, com seguidos trabalhos de grande reconhecimento de público e crítica, além de inúmeras indicações e prêmios importantes. Na última década seus espetáculos figuraram entre os melhores do ano tanto no Rio como em São Paulo.

Paso estreou sua adaptação do clássico conto O ALIENISTA de Machado de Assis no palco principal da Cidade das Artes-RJ, abrindo com maestria a temporada, o espetáculo recebeu 17 indicações ao Prêmio CENYM, saindo-se vencedor nas categorias: Melhor Cia de Teatro; Melhor Direção de Arte, Melhor Diretor, Melhor Fotografia de Propaganda; Melhor Texto Adaptado e Melhor Espetáculo de 2022.

 

 

Ficha Técnica

Elenco: Luciana Fávero, Marcio Nascimento, Farley Matos, Vinicius Cattani e Tatiana Sobral

Texto e Direção: Gustavo Paso

Trabalho de Formas Animadas: Gustavo Paso e Eduardo Andrade Figurinos: Luciana Falcon

Iluminação: Paulo Cesar Medeiros

Fundo do mar: Eduardo Andrade e Gustavo Paso Adereços Cenográficos: Gabriela Castro

Direção Musical: Andre Poyart

Direção dede Produção: Luciana Fávero

Bonecos: Marise Nogueira, Marcio Newlands, Liliane Xavier, Jorge Allen, Rita Spiere e Eduardo Andrade

 

 CASA CARAMUJO

São Pedro da Aldeia

Apresentações dia 25 de abril no Teatro Municipal Dr Átila Costa.

10 horas e 14 horas

Sessões Gratuitas - sujeito a lotação

Duração: 55 minutos

Classificação indicativa para maiores de 06 anos.

Para a retirada de ingressos: