sábado, 25 de maio de 2024
sábado, 25 de maio de 2024
Cabo Frio
27°C
Park lagos
Park Lagos 2
Cultura

Projeto 'Furdunço na Fonte do Itajuru' promoverá encontro com jongo e coco de roda no dia 5 de maio

Atividade é idealizada pela professora, musicoterapeuta, contadora de história e fomentadora cultural Sá Soraya

22 abril 2024 - 10h16Por Redação
Projeto 'Furdunço na Fonte do Itajuru' promoverá encontro com jongo e coco de roda no dia 5 de maio

No dia 05 de maio, das 13h às 17h, acontece o Furdunço na Fonte de Itajuru, em Cabo Frio - RJ. Se trata de um encontro musical com jongo e coco de roda para o público adulto, idealizado pela professora, musicoterapeuta, contadora de história e fomentadora cultural Sá Soraya.

Furdunço vem do tronco linguístico banto que significa “festa popular” e é no clima de festejo que o projeto se configura para reunir mestres e brincantes da cultura popular da Região dos Lagos em uma tarde de muita música e dança.

O projeto utiliza a musicalidade para reconhecimento e difusão das práticas negras da região, reafirmação identitária e fortalecimento cultural e político de corpos que têm a música e a dança como instrumentos contra coloniais. É um grande encontro de celebração às corporeidades negras no presente.

Além da roda de cultura popular, a Fonte do Itajuru também vai receber, no mesmo dia, uma feira de artesanatos. Iaiás e ioiôs estão todos convidados a pegar suas saias rodadas e tambores para um grande Furdunço! O projeto é patrocinado pela Prefeitura de Cabo Frio, através do Edital Música na Fonte, realizado pela Secretaria de Cultura de Cabo Frio.