quinta, 16 de maio de 2024
quinta, 16 de maio de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Mascote sempre de plantão

Uma agente de quatro patas: conheça Pandora, a delegata de Cabo Frio

Felino vive há sete anos na 126ª DP, na Avenida Teixeira e Souza

16 março 2024 - 15h19Por Redação
Uma agente de quatro patas: conheça Pandora, a delegata de Cabo Frio

O nome dela é Pandora. Discreta e tímida, parece cumprir o significado do nome: "aquela que recebe os dons" ou "presente de todos". Há sete anos, quem chega à Delegacia de Cabo Frio, na Avenida Teixeira e Souza, em São Cristóvão, é recebido pela agente de quatro patas, sempre de plantão para amenizar a rotina agitada do local.

Ela apareceu na delegacia em 2017. Foi a então delegada Juliana Montes que acolheu e deu nome ao felino. E, logo, Pandora assumiu uma postura de superior, sem dar muita confiança aos colegas de trabalho, muito menos aos visitantes.

O reinado da delegata Pandora começou graças à cadela Branquinha, uma dócil vira-lata que, até então, era a mascote do lugar. O oficial de cartório Guilherme Moraes, cuidador número 1 de Pandora, se diverte com a origem de tudo:

— A ração de Branquinha era colocada na calçada, e isso atraia os pombos, que, então, atraíram a gata — conta Guilherme, que é filho de Adir Moraes, o "Adir da Casa do Pedreiro", como é conhecido. 

Guilherme não é tutor apenas de Pandora, a Delegata. Em casa, cuida de mais dois felinos: Frajola e Lakshni (nome de uma deusa hindu). Mas eram três, porque Satanás morreu há um ano, depois de 19 de convivência. Apesar do nome, Guilherme, com saudade, diz que era "um gato fofo e folgado. Um bom amigo".

— O nome foi inspirado pelo seriado mexicano Chaves. Dona Clotilde, a bruxa do 71, tinha um gato branco chamado Satanás — explica.

Ao contrário do finado Satanás, Pandora é séria, introvertida, não dá confiança a ninguém. Está sempre de plantão na primeira cadeira da sala de espera.

— Quando tem fome, ela me procura e pede a comidinha. É sempre bem-cuidada com patê e ração de qualidade, mais atendimento veterinário quando precisa — se diverte Guilherme, lembrando que Pandora não permite que outro mascote apareça na área.

—Já botou pra correr três filhotes gatinhos que apareceram por aqui. 

Pandora retribui a atenção que recebe de todos de forma discreta:

— Não se incomoda com nada, não incomoda ninguém, nem quando há registro de ocorrências com confusões"

Em breve, um belo presente para Pandora: a delegata cabo-friense vai ganhar distintivo e colete.