sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Polêmica

Prefeitura de Arraial do Cabo volta atrás e adia consulta sobre bilhete eletrônico em passeios de barco

Após repercussão de anúncio, governo municipal decidiu adiar debate

24 maio 2020 - 17h22Por Redação
A Prefeitura de Arraial do Cabo voltou atrás e anunciou neste domingo (24) o adiamento da discussão sobre a bilhetagem eletrônica nos passeios de barco da cidade. O adiamento foi decidido um dia depois do anúncio de abertura de consulta pública sobre o assunto, que seria feita pelo site da Prefeitura.
 
"Após avaliar que muitas dúvidas e informações falsas estão sendo compartilhadas na cidade, a consulta pública online que aconteceria até dia 31 de maio será adiada", disse a Prefeitura em comunicado. 

Ainda segundo o governo municipal, "o prefeito Renatinho Vianna se posicionou para que as conversas aconteçam após esse período de crise para que, desta vez, a participação pública seja ainda maior e todos os interessados se motivem a discutir o futuro da nossa cidade". 
 
A implantação de bilhetagem eletrônica nos passeios de barco em Arraial do Cabo vem sendo discutida desde o ano passado, e encontra resistência de pessoas que atuam no setor. Segundo a Prefeitura, o projeto é importante para ordenar o turismo.
 
O vereador de oposição Ton Porto disse ser contrário à proposta.
 
"Somos contra a privatização, quem tem que cuidar do bilhete único são as associações e não uma empresa privada pra servir de instrumento de sacanagem e corrupção", atacou o parlamentar. 
 
A decisão de adiar o andamento ocorreu em virtude da repercussão do anúncio de abertura da consulta pública. A Prefeitura afirma que informações falsas estariam sendo disseminadas sobre o assunto.

"O Bilhete Eletrônico não tem nada a ver com privatização ou venda da reserva. O Projeto busca ordenar o turismo através da venda online dos bilhetes de passeio, promovendo transparência na quantidade de passeios vendidos diariamente e os valores arrecadados, além de levar melhorias estruturais para a Marina dos Pescadores e segurança para os pescadores, turistas, profissionais e empresários do ramo", diz ainda a nota enviada à imprensa neste domingo.
 
A consulta ficaria disponível até o dia 31 de maio de 2020 para receber sugestões e documentos com contribuições, através de preenchimento de cadastro e formulário no site da Prefeitura.
 
"O projeto de lei da bilhetagem eletrônica busca formalizar a atividade e tem como objetivo ordenar o Turismo Náutico, através do tratamento justo, isonômico e igualitário ao setor, fomentando a livre iniciativa privada e econômica e a livre escolha do consumidor. Ao todo, foram seis reuniões abertas com representantes de órgãos relacionados aos barqueiros e pescadores, donos de embarcações de turismo ou pesca e demais interessados. O projeto de lei reuniu todas as ideias e opiniões para a formulação de um projeto benéfico para sua maioria", considera ainda a Prefeitura de Arraial do Cabo.