quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Municípios da região pretendem manter aplicação da segunda dose da AstraZeneca

Ministério da Saúde e Governo do estado liberaram a substituição pela Pfizer devido à falta do imunizante da Oxford

19 agosto 2021 - 10h31Por Cristiane Zotich

A constante falta de vacina contra a Covid-19 deixou de ser novidade em várias cidades do país. Toda semana algum município anuncia a suspensão temporária da imunização devido à falta do imunizante. E a situação parece que é ainda pior quando se trata das doses da AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford. Tanto que o Ministério da Saúde começou a semana divulgando nota técnica em que libera os municípios a aplicarem a vacina da Pfizer como substituto para a AstraZeneca. Na segunda-feira (16) o governo do estado do Rio de Janeiro se pronunciou favorável à mudança no caso de o estado não receber quantidade suficiente desse imunizante. Já os municípios da Região dos Lagos informaram que, até o fechamento desta edição, não há qualquer recomendação para utilização da Pfizer na aplicação da segunda dose às pessoas que tomaram a primeira da AstraZeneca.

Em Iguaba Grande, a Prefeitura confirmou que o estoque da vacina produzida pela Oxford “está baixo e menor do que o necessário de acordo com a programação”. Informou, ainda, que na última semana, o Ministério da Saúde não forneceu a quantidade de segunda dose referente à primeira remessa. Para tentar minimizar o impacto, “e não ter muitas pendências em relação ao atraso entre doses”, a Secretaria de Saúde iguabense precisou recorrer a um empréstimo de doses da Astrazeneca junto ao município de São Pedro da Aldeia.

“Esta semana não aplicamos a primeira dose do imunizante. Referente à segunda dose, iniciamos a semana com 180 em estoque”. Sobre a aplicação da Pfizer como substituta da AstraZeneca, o município informou que não recebeu essa orientação do coordenador estadual, e que ainda não está recebendo a segunda dose do imunizante Pfizer.

Em Iguaba a população imunizável é de cerca de 28.184 pessoas. Destas, até domingo (15), 15.694 receberam a primeira dose de todas as vacinas, 570 pessoas receberam dose única, e 10.731 finalizaram a imunização com a segunda dose.

Em Arraial do Cabo, a semana começou com estoque de 750 doses da vacina AstraZeneca apenas para a segunda dose. Esse quantitativo, segundo a Prefeitura, garante atendimento até a próxima semana para grupo comorbidades.

Sobre a substituição das doses para segunda aplicação, o município cabista informou que não segue o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 ou as pactuação da CIB. “Até o momento nosso município não tem essa liberação pela Secretaria Estadual de Saúde. A previsão de utilizar a Pfizer como segunda dose ocorrerá na ausência da distribuição da vacina AstraZeneca, conforme orientação da Secretaria de Saúde Estadual”. Em Arraial, até o começo da semana 18.557 pessoas foram imunizadas com a primeira dose, e 7.388 com a segunda.

Em Cabo Frio a Prefeitura de Cabo Frio informou que possui doses suficientes para atender o público relativo ao calendário da aplicação da primeira dose divulgado desta semana, que são pessoas de 22 a 27 anos, e para atender o público da segunda aplicação da vacina contra a Covid-19. Para este mês estão previstas 12.613 pessoas para receberem a segunda dose da vacina AstraZeneca. A Secretaria de Saúde esclarece que esse número vai aumentando conforme avança a vacinação no município.

Até o momento, foram aplicadas no município cabo-friense 151.469 doses. Destas, 106.298 pessoas receberam a primeira dose, 40.734 pessoas receberam a segunda dose e 4.437 pessoas receberam a vacina de dose única.

Sobre a aplicação da segunda dose de vacina de laboratório diferente da primeira aplicação, a Prefeitura de Cabo Frio informou que aguarda o informe técnico enviado pelo Ministério da Saúde determinando a situação mencionada.

“Esclarece, ainda, que toda a dose recebida vem com orientações do Ministério da Saúde, em Nota Técnica informando para quais grupos e quais aplicações deverão ser utilizadas. O município segue as determinações para que não sofra sanções, até mesmo, por parte do Ministério Público, que vem acompanhando de perto esta campanha”.

Embora não tenha respondido à solicitação da Folha, a Prefeitura de Araruama divulgou em suas redes sociais que está com toda a logística pronta para alcançar o feito de vacinar 100% da população, a partir de 18 anos, com a primeira dose contra a Covid-19, até o final desta semana.