terça, 18 de junho de 2024
terça, 18 de junho de 2024
Cabo Frio
21°C
Park lagos
Park Lagos 2
Geral

Operação flagra "gatos" de água no bairro Maria Joaquina, em Cabo Frio

Ação do Inea, com apoio da Prolagos, retirou oito ligações irregulares para abastecimento de caminhões-pipa clandestinos

06 junho 2024 - 10h36Por Redação
Operação flagra "gatos" de água no bairro Maria Joaquina, em Cabo Frio

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deflagrou, esta semana, uma ação para desmantelar pontos clandestinos de abastecimento de caminhões-pipa, no bairro Maria Joaquina, em Cabo Frio. Equipes da Prolagos e do 25º Batalhão de Polícia Militar deram apoio à ação. Ninguém foi encontrado pelos fiscais, mas os proprietários dos imóveis serão intimados pelas autoridades ambientais a esclarecer os fatos. 

Ao todo, os fiscais flagraram oito ligações irregulares à rede de abastecimento da concessionária em dois endereços na localidade. No primeiro local, na Rua Pôr do Sol, foram encontrados três poços e duas ligações clandestinas, além de duas bombas hidráulicas. A água era armazenada em uma caixa de dez mil litros e em uma piscina de 50 mil litros, ambas em precário estado de higiene. No segundo endereço, na Rua Flexeiras, foram encontrados mais três "gatos" e dois poços clandestinos, além de equipamentos para abastecer os caminhões-pipa. Na mesma rua também foram encontradas outras três ligações irregulares. 

- Ligações clandestinas, além de ser crime previsto na legislação, podem causar uma série de problemas à rede de distribuição de água, prejudicando a população, como perda da pressão, vazamentos e contaminação da rede de abastecimento - disse o diretor-executivo da Prolagos, José Carlos Almeida. 

As denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177  (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, pelo qual usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.