segunda, 29 de abril de 2024
segunda, 29 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
OLHA O GATO

"Operação Energia Legal" identifica 532 furtos de energia elétrica em Arraial do Cabo

Enel também realizou troca de 30 geladeiras e 167 lâmpadas antigas por modelo LED durante a iniciativa

25 outubro 2022 - 18h05Por Redação
"Operação Energia Legal" identifica 532 furtos de energia elétrica em Arraial do Cabo

A operação Energia Legal, realizada pela Enel Distribuição Rio na semana passada, em Arraial do Cabo, identificou 532 irregularidades na medição de energia de estabelecimentos comerciais e residências. Durante a operação, a distribuidora ofereceu atendimento móvel a 93 clientes do município, que puderam solicitar vários serviços, como segunda via de conta, troca de titularidade e parcelamentos de dívidas. A unidade móvel da Enel Rio tem por objetivo facilitar o acesso dos clientes aos serviços. Nesta edição, a companhia também efetuou a troca de 30 geladeiras de moradores da cidade por modelos mais eficientes. No total, 432 pessoas se inscreveram para serem contempladas na iniciativa.    

Com a intenção de combater irregularidades e furtos, a operação está em sua 31ª edição e, até o momento, já identificou furto de energia em 13.876 clientes, sendo 12.833 residências e 1.043 estabelecimentos comerciais nas 22 cidades por onde passou desde o fim de 2019. "O trabalho integrado entre as diversas áreas da empresa, em conjunto com a Polícia Civil, promove resultados muito relevantes no combate ao furto de energia. Minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, assim como os bons resultados operacionais, beneficia tanto a companhia quanto os clientes”, afirmou Ricardo Lima, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio. 

Consumo consciente de energia  

Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também forneceu dicas de segurança e de consumo consciente de energia a 224 pessoas por meio de palestras educativas e realizou troca de 167 lâmpadas por modelos LED, mais eficientes e econômicos. Além disso, a distribuidora ofereceu informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que oferece descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial convencional.   

Combate ao furto de energia       

Além de ser crime, com pena prevista de até oito anos de reclusão, as ligações irregulares impactam negativamente a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificultam o restabelecimento da energia elétrica. Estima-se que se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

Adotar a prática popularmente conhecida como “gato” traz sérios riscos para quem faz o ato e para a população de forma geral. Manipular um medidor de energia sem habilitação, ou fazer ligação direta na rede elétrica pode gerar choques e acidentes graves, até mesmo fatais. Quem quiser denunciar furto de energia, deve fazer isso pelo site da Enel https://www.enel.com.br/, pelo aplicativo da Enel Rio ou ligando para 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.