terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos beer fest
Geral

Enel Distribuição Rio inaugura Centro De Excelência Operacional em Cabo Frio

16 setembro 2020 - 18h15Por Redação
Enel Distribuição Rio inaugura Centro De Excelência Operacional em Cabo Frio

A Enel Distribuição Rio inaugurou na manhã de hoje o primeiro Centro de Excelência Operacional do Grupo Enel no Brasil. A unidade está localizada em Cabo Frio, na Região dos Lagos, e atenderá a equipe técnica operacional da Enel Distribuição Rio e das suas contratadas que atuam em campo, simulando características da rede para o desenvolvimento de treinamentos, reciclagens e especialização tecnológica. Para a implementação da unidade foram investidos R$ 7,5 milhões.

Participaram da cerimônia de inauguração, feita por meio de uma transmissão virtual, o presidente da Enel Distribuição Rio, Artur Tavares, o Diretor de Infraestrutura e Redes da Enel Brasil, Guilherme Lencastre, o Presidente do Conselho de Administração da Enel Brasil, Mário Santos, entre outros executivos da companhia e autoridades públicas, como o Presidente do Conselho Regional da Firjan Leste Fluminense, Luiz Césio Caetano, e representantes da Prefeitura Municipal de Cabo Frio.

"O Centro vai trabalhar o desenvolvimento do nosso principal ativo: os nossos colaboradores e parceiros. A unidade é um espaço para inovação e, o mais importante, para o aprendizado com as maiores e melhores tecnologias que temos disponíveis no mercado. Toda a nossa equipe técnica operacional vai fazer uso desse espaço para desenvolvimento profissional, fazendo com que tenhamos um time ainda mais capacitado para levar um fornecimento de energia de qualidade e em segurança para toda a população", afirmou Artur Tavares durante o evento.

O Centro de Excelência Operacional tem capacidade para atender até 100 colaboradores por dia em treinamentos que vão desde procedimentos de segurança a certificações com aulas teóricas e práticas que contribuirão para solidificar procedimentos das redes elétricas de baixa, média e alta tensão. O espaço conta com um salão abrigado com equipamentos de campos divididos por áreas de atuação. Já a área externa foi elaborada com equipamentos de redes de distribuição elétrica, equipamentos de proteção da rede elétrica, dispositivos para conexão, gerador de energia, espaço para treinamento de linha viva, entre outros.

O município de Cabo Frio foi escolhido para receber o projeto pela sua localização geográfica, que facilita a vinda de profissionais de todas as regiões do estado; pela sua estrutura hoteleira, dispensando a necessidade de alojamentos no Centro de Excelência; e porque o local já possuía um espaço pertencente à Enel que poderia receber o Centro. 

Certificação internacional de construção sustentável

O Centro de Excelência Operacional recebeu em junho deste ano a certificação internacional de projeto e construção sustentável AQUA-HQE, desenvolvido a partir do selo francês Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale) e aplicado no Brasil pela Fundação Vanzolini.

A unidade de treinamento foi desenvolvida a partir da reforma de uma edificação existente, um antigo galpão que servia como almoxarifado. O maior desafio foi adaptar as soluções de arquitetura ao projeto técnico, além de pensar em soluções de engenharia que atendessem às demandas da certificação e que fossem compatíveis com os recursos disponíveis.

Entre as soluções sustentáveis aplicadas no projeto estão: instalação de ponto de abastecimento de veículo elétrico; instalação de submedidores de energia nos quadros elétricos para acompanhamento do consumo dos sistemas de climatização, iluminação e tomadas; sistema de aquecimento de água a partir da energia solar e climatização automatizada.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende a 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,9 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.