sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
DEU NA FOLHA

Após reclamações, Prefeitura e moradores transformam 'lixão' em jardim nas Palmeiras

Comsercaf retirou 12 toneladas de entulho e galhos do local, que recebeu mudas de plantas

31 agosto 2020 - 18h08Por Redação

Depois de muitas reclamações, uma parceria entre a Prefeitura de Cabo Frio e moradores deu fim ao ‘lixão’ que havia na Rua Trindade, no bairro das Palmeiras. A situação foi noticiada pela Folha no último dia 24 de agosto, em matéria sobre pontos de acúmulo de lixo na cidade. O local onde havia entulho, restos de móveis e uma montanha de lixo foi revitalizado e vai se transformar em uma área verde.

Uma equipe da Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf) retirou os resíduos de construção civil, galhos e inservíveis, e fez o plantio de mudas de árvores. Por sua vez, a vizinhança da localidade ficará responsável pelos cuidados com as plantas. Ao todo, foram retiradas 12 toneladas de lixo do local.

Apesar de ter feito o recolhimento, a Comsercaf advertiu que os moradores têm a obrigação legal de contratar uma caçamba para realizar o descarte de entulho. De acordo com a companhia, desde o início do isolamento social, em março, o número de notificações a moradores que cometeram essa irregularidade aumenta todos os meses. Em julho, foram feitas 45 notificações, e outras 59 em agosto, o que significa um aumento de 25%.

Local recebia descarte irregular de resíduos. Foto: Arquivo Folha

A Comsercaf avisou que, em casos de descarte irregular ou poda sem autorização dos órgãos competentes, o responsável será notificado, e em seguida multado, com base na Lei nº 2330/2010. As multas podem variar de acordo com a quantidade de resíduos e o impacto ambiental promovido.

– O morador tem a responsabilidade de descartar esse material, seja por meio da contratação de uma caçamba ou outro equipamento, se certificando que o resíduo será destinado da forma adequada. Sem a colaboração da população, não é possível manter a cidade limpa  – disse Dario Guagliardi, presidente da autarquia.

A população pode contribuir com denúncias por meio dos canais de atendimento da Comsercaf, nos telefones (22) 2648-8906 ou 2648-8907, ou pelo e-mail [email protected].