Assine Já
quarta, 20 de outubro de 2021
Região dos Lagos
19ºmax
16ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
DESCASO

Lixo e entulho tiram a paciência de moradores em Cabo Frio

No Jardim Caiçara, material não recolhido serviu para interditar rua inteiramente esburacada

24 agosto 2020 - 22h12Por Redação

O abandono dos bairros de Cabo Frio, com buracos nas vias públicas e acúmulo de lixo na maioria das ruas, avenidas e praças, está tirando a paciência de moradores e comerciantes. No começo do mês, garis chegaram a fazer uma paralisação de 24 horas nos serviços por falta de salários, mas, mesmo após a situação trabalhista ter sido regularizada, o efeito não foi visto pelos moradores. O que salta mesmo aos olhos são os montes de sacos à espera da chegada dos caminhões da Prefeitura. 

Nas Palmeiras, os moradores enfrentam o problema há mais de um ano. A Avenida Trindade, por exemplo, virou um lixão e, hoje, as famílias do lugar vão pedir o apoio dos vereadores, que vão receber um abaixo-assinado relatando o que os moradores têm enfrentado. 

Lixo e entulho também se acumulam em outros pontos nobres da cidade, como na Avenida Teixeira e Souza e Rua Coronel Ferreira, no Portinho. 

No Caiçara, o problema está na Rua Áustria, que, com tantos buracos, desapareceu. Virou uma cratera que, em época de chuva, deixa o local intransitável. Ontem, moradores interditaram a rua para chamar a atenção das autoridades.

A Comsercaf informa que a coleta de lixo domiciliar é realizada diariamente nos locais citados na reportagem. Sobre a solicitação de recolhimento de entulho, a autarquia ressalta que o morador tem a obrigação legal de contratar uma caçamba para realizar o descarte deste tipo de material.

A companhia estipula a coleta de até de três metros cúbicos (3m³) de lixo, que devem estar ensacado. Em casos de descarte irregular ou poda sem autorização dos órgãos competentes, o responsável será notificado, e em seguida multado, com base na Lei nº 2330/2010. As multas podem variar de acordo com a quantidade de resíduos e o impacto ambiental promovido.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.