terça, 18 de junho de 2024
terça, 18 de junho de 2024
Cabo Frio
21°C
Park lagos
Park Lagos 2
Esportes

Saquarema vai sediar a primeira edição do Aloha Spirit Grand Slam

Evento começa dia 17, terá 10 dias de duração, show de Gabriel O Pensador e competições válidas pelo Campeonato Brasileiro

10 maio 2024 - 13h55Por Redação
Saquarema vai sediar a primeira edição do Aloha Spirit Grand Slam

Está confirmado: no próximo dia 17 Saquarema vai sediar a primeira edição do Aloha Spirit Grand Slam, um festival que vai até o dia 26 reunindo esporte, competições no mar e na lagoa, cultura, conexões, clínicas, cinema ao ar livre, música ao vivo e muitos outros elementos. Tudo isso em duas arenas: uma na Lagoa de Saquarema, e outra na Praia de Itaúna. O evento de Saquarema será a segunda etapa do Grand Tour 2024, que teve início em Ilhabela (SP). Outras etapas estão confirmadas para Angra dos Reis e Maceió

A abertura será na Praia de Itaúna, com entrega de kits, cursos teórico e prático de Apneia, Festival de Cinema e Congresso Técnico Maratona Aquática. As competições (inclusive para PCDs) começam a partir do dia 18 nas duas arenas. Ao todo o festival apresentará disputas de nove modalidades: canoa havaiana (distância e surfe), apneia estática, surfski, paddleboard, maratona aquática (modalidade olímpica), e também de stand up paddle race, longboard e SUP surf (essas três valendo como etapas do circuito brasileiro da CBSurf).

– Há mais de 15 anos, o Aloha Spirit Festival une esporte, entretenimento e consciência social. Para a etapa de Saquarema, cidade que se tornou a capital dos esportes que formam o evento, preparamos uma série de novidades. Pela primeira vez, [o festival] terá 10 dias de duração, com a busca por oferecer ao público ainda mais atrações. Além de acompanharem as emoções das competições, poderão participar de experiências imersivas com as modalidades aquáticas - afirmou João Castro, CEO da Ecooutdoor, agência idealizadora do evento.

Fora do âmbito esportivo, o evento oferecerá diversas opções de entretenimento. Entre as atrações, muitos shows gratuitos, um deles com o rapper Gabriel O Pensador. Mas também exposições ambientais dos projetos Albatroz, Aruanã, Budiões e Costão Rochoso, além da Secretaria do Meio Ambiente; encontro regional do Programa Bandeira Azul excursão na lagoa de Saquarema com o Projeto Paranã e Kanaloa Va’a Saquarema; clínicas e palestras com atletas e profissionais renomados; shows com artistas locais e também aulas de Yoga abertas ao público.

O Festival de Cinema é outro atrativo desse Grand Slam, e vai agitar as areias de Itaúna com uma seleção de filmes que serão exibidos gratuitamente. A abertura será com Aquaman, mas a programação terá “Surfar é coisa de Rico”, que conta a história de Rico de Souza, um dos pioneiros do surfe no Brasil, e também a estreia oficial do documentário “The Longest Paddle” (em português, “A remada mais longa”), que retrata a história inspiradora de Patrick Winkler, o primeiro brasileiro a conquistar o título internacional da 11 City Tour, a prova de paddleboard mais longa do mundo, com 220 km de extensão pelos canais gelados do nordeste da Holanda. O evento, marcado para o dia 23 de maio, contará com a presença de Patrick, além de oferecer entrada gratuita a todos os participantes do Aloha e público local.

– Estou feliz em produzir um documentário 100% de paddleboard, conteúdo com poucas produções internacionais, e que contribuíram com a divulgação da modalidade e do desafio - contou Patrick Winkler, cinco vezes atleta da seleção brasileira de paddleboard.

O documentário foi produzido pelo Aloha Spirit Mídia em parceria com a Swim Channel e a produtora Fixe, com direção de Rodrigo Francisco e roteiro de Andrea Rifer. Com 33 minutos de duração, o curta passa por diversos momentos de pioneirismo, aventura e superação.