segunda, 29 de abril de 2024
segunda, 29 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cultura

Slam das Donas promove oficina gratuita de poesia em Cabo Frio

Oficina acontece nesta quinta (11) no auditório do Colégio Miguel Couto e conta com o renomado poeta e artista Queer Tom Grito Poeta

11 abril 2024 - 11h58Por Redação
Slam das Donas promove oficina gratuita de poesia em Cabo Frio

O coletivo Slam das Donas, primeira e única batalha de poesia exclusiva para mulheres e LGBTQIA+ da Região dos Lagos, vai promover uma oficina gratuita de poesia em Cabo Frio. O evento acontece no dia 11 de abril, das 14h às 16h, no auditório do Colégio Miguel Couto e conta com o renomado poeta e artista Queer Tom Grito Poeta.

Tom Grito é um dos pioneiros da cena dos slams de poesia no Rio de Janeiro. O slam é conhecido por incendiar discursos e promover transformações através da poesia. Com a oficina "Caneta Vermelha Não Risca Palavra Falada", o artista traz uma oportunidade única de explorar as tradições da oralidade e da poesia falada em um ambiente acolhedor e inspirador. Como pioneiro do poetry slam no Rio de Janeiro, fundador do coletivo Slam das Minas RJ (medalha Tiradentes- Ordem do Mérito Cultural do Município em 2020) e criador dos coletivos poéticos Trans Slam e Transpoetas, Tom Grito trará jogos, atividades e experiências para uma abordagem inovadora à escrita, leitura e poesia.

A oficina, com tradução em libras e acessibilidade para pessoas com deficiência, oferece vagas limitadas para todos os públicos. Sem distinção de gênero, raça, cor ou religião, o Slam das Donas acredita na inclusão e na diversidade, e todes são bem-vindes para participar. Quem tiver interesse pode garantir a vaga preenchendo uma ficha de inscrição (https://docs.google.com/forms/d/1MIi3ucoVmeFyA3jhMlizeyTSMqvc9FIZJ-345kn4v-c/viewform?edit_requested=true).

O encontro será um momento de apresentar a poesia marginal e incentivar a escrita, mesmo para quem não participa de slams. A proposta é promover o acesso à arte da poesia marginal, que muitas vezes traz os sentimentos reais de quem escreve, resgatando memórias e invenções que fazem parte da singularidade do fazer criativo. A oficina também tem o objetivo de inspirar a juventude na reflexão do contexto histórico e sociocultural em que vivem, incentivando a busca por mais leituras e apresentando um contraponto à solidão, depressão e questões de saúde mental que tanto assola nossa sociedade pós pandemia.

O projeto é incentivado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.

Sobre o Slam das Donas

O “Slam das Donas” é a primeira e única batalha de poesia exclusiva para mulheres e LGBTQIA+ da Região dos Lagos com prioridade de participação para pessoas negras e indígenas, num formato com acessibilidade para pessoas com deficiência.

“Slam” é uma batalha de poesia falada e a tradução tem o significado de uma “batida que chama atenção do público” somente com a voz e corpo ao recitar sua poesia, ou seja, a/o poeta deve apresentar uma poesia autoral de até 3 minutos para participar, sem o auxílio de objeto cênico. E funciona como um jogo ou um programa de auditório, pois existe um regulamento onde o júri que dá as notas para cada poesia, tem as fases eliminatórias e a uma premiação ao final. O Slam surgiu nos Estados Unidos como uma forma de atrair a juventude para participar de eventos mais emocionantes que os saraus de poesia elitizados e acadêmicos que existiam na época, num formato mais brincante onde os temas perpassam a realidade de cada poeta, num repertório de temas que pulsam na atualidade de seus cotidianos e geram identificação com a plateia.

“Donas” é uma homenagem a Dona Uia e Dona Rosa Geralda, mulheres negras que fizeram história da Região dos Lagos, por isso é importante o coletivo, apresentar as poesias em forma de homenagear figuras respeitadas através de uma celebração de arte e cultura, que atrai e hipnotiza o público que presta toda sua atenção e silêncio ao artista em palco, relembrando nossos antepassados que transmitiam informações através da oralidade em rodas.