terça, 18 de junho de 2024
terça, 18 de junho de 2024
Cabo Frio
21°C
Park lagos
Park Lagos 2
Cultura

Projeto Furdunço tem programação gratuita em São Pedro nos dias 15 e 16 de junho

Atividades acontecem no Centro de Cultura Afro-brasileira e na Praça Hermógenes Freire da Costa

11 junho 2024 - 11h22Por Redação
Projeto Furdunço tem programação gratuita em São Pedro nos dias 15 e 16 de junho

O projeto Furdunço chega a São Pedro da Aldeia com vasta programação, nos dias 15 e 16 de junho, das 9h às 19h. Serão realizadas oficinas de Jongo, Cavalo Marinho, Coco de Roda e percussão, todas no Centro de Cultura Afro-brasileira, antiga Pousada Oliette Couper (Av. Pitória, 1301 - Porto D'aldeia).

No dia 16, a partir de 15h, na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro, haverá apresentação da Sambada de Cavalo Marinho do Grupo Boidaqui com abertura das Ventarolas, grupo percussivo feminino.

Pensado no conceito de roda de saberes culturais, o projeto tem como idealizadora a professora, musicoterapeuta, contadora de história e fomentadora cultural Sá Soraya. Furdunço vem do tronco linguístico banto que significa “festa popular” e é no clima de encontros e festejos que o projeto se configura, para realizar um intercâmbio de saberes entre mestres e brincantes da cultura popular da capital e do interior do estado.

O evento também contará com a participação dos artistas convidados: Aline Arco-íris, Angolagos, Negadeza e Renato Mendonça. Em sua primeira edição, o projeto que acontece em três cidades da Região dos Lagos, esteve em maio em Arraial do Cabo, chega em junho em São Pedro da Aldeia e encerra em julho em Cabo Frio com a participação do grupo Jongo da Serrinha, representando um movimento de continuidade e permanência das tradições populares no estado do Rio de Janeiro.

Detalhes da programação, como horários, oficineiros e local, e link para inscrições nas oficinas estão disponíveis na página do projeto no Instagram, perfil @furdunco.projeto.

O Projeto Furdunço é fomentado pelo Governo Federal através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.