terça, 18 de junho de 2024
terça, 18 de junho de 2024
Cabo Frio
21°C
Park lagos
Park Lagos 2
Cultura

Festival Mulheres de Sal acontece nos dias 28 e 29 de junho, em São Pedro da Aldeia

11 junho 2024 - 11h04Por Redação

O Festival Mulheres de Sal acontecerá nos dias 28 e 29 de junho de 2024, de forma gratuita em São Pedro da Aldeia. Reunindo autoras e artistas contemporâneas de projeção local e nacional, tem o objetivo de fomentar o protagonismo feminino na literatura na Região dos Lagos por meio das artes da palavra.

O termo “artes da palavra” considera a literatura em aspecto amplo, não apenas na forma escrita, mas também oral por meio de rimas, contação de histórias, paineis de debate, performances narrativas e apresentações musicais.

A iniciativa é patrocinada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro (SECEC RJ), é estruturada para atender pessoas com deficiência, com tradução simultânea em libras, rampas de acesso e banheiros adaptados para pessoas em cadeira de rodas ou com mobilidade reduzida.

Com uma programação diversificada, que atende o público infantil e o público em geral, o festival terá a duração de dois dias e será sediado no Solarium Eventos, em São Pedro da Aldeia, que é ponto de conexão entre as cidades que compõem a Baixada Litorânea do Rio de Janeiro. O festival prevê ações para a formação de público leitor na sexta-feira dia 28 de junho de 2024.

Nesse dia, serão convidadas a participar escolas da rede pública e privada do município, visando o estímulo e sensibilização ao livro e a literatura para o público infantil. No sábado, dia 29, acontece uma programação rica com oficina para autoras e editoras independentes, paineis literários, feira de livros, shows musicais e intervenções artísticas.

Uma presença muito esperada é a da escritora indígena Geni Núñez, que escreve sobre contra colonialidades de forma descomplicada em suas redes sociais, com mais de 300 mil leitores diários.

O show “Alfabeto Sonoro” de Letrux é o ponto alto da programação. Crescida em São Pedro da Aldeia, essa é a primeira apresentação da cantora na cidade da sua infância, após a conquista do reconhecimento nacional e participação em grandes palcos.

Os ingressos gratuitos podem ser retirados pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/festival-mulheres-de-sal/2504727?referrer=mail.google .com Para saber mais, acesse as redes oficiais do projeto Mulheres de Sal (@mulheresdesal_) e confira abaixo a programação:

Dia 28 de junho, sexta-feira:

14:00h - Espetáculo infantil “Cantigas Praieiras” com Sá Soraya

15:00h - “Num miado de estrelas”: Oficina de sensibilização à leitura com Bela Lopes

16:00h - Contação de histórias com “Baobazinho” Feira Literária durante todo o evento

Dia 29 de junho, sábado:

14:00h - Oficina "Arte da palavra: editoras de literatura, modos de fazer, modos de usar"com Editora Cousa;

15:00h - Encontro de Terça

16:00 h - Areninha literária com contação de histórias para crianças com Carla Nunes

16:00 h - Painel literário com autoras indígenas ( Geni Núñez, Eliane Potiguara e Eloá Puri)

17:00h - Islam das Donas e palco aberto

18:00h - Beat Livre

19:00h - Thati Dias apresenta “Soturna”

20:00h - Painel literário com autoras negras (Sonia Rosa, Juliana Correia e Sá Soraya)

21:00h - Eloá Puri e banda 22:00h - Letrux canta “Alfabeto Sonoro”

23:00h - Cortejo com “Ventarolas”.

Feira Literária durante todo o evento.

Endereço: Avenida Porto Feliz, 90, Balneário São Pedro. São Pedro da Aldeia - RJ.

O evento é aberto ao público, mas está sujeito à lotação.