sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
ELEIÇÃO 2024

"Filiação de Magdala ao PV é uma grande furada", diz Rafael Peçanha

Em evento do PSB realizado na quarta-feira (6), prefeita minimizou ataques

11 março 2024 - 09h00Por Redação
"Filiação de Magdala ao PV é uma grande furada", diz Rafael Peçanha

Uma semana após a prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, se filiar ao PV, a briga interna dentro da Federação Brasil da Esperança (composta por PV, PT e PC do B) continua acesa, e o fogo segue sendo alimentado por uma declaração do presidente nacional do PV, José Luiz Penna. É que no ato de filiação, no último dia 29, em Brasília, ele teria garantido que Magdala será a pré-candidata oficial nas eleições de outubro, causando indignação nos diretórios estadual e municipal do PT.

Por conta disso, o ex-vereador Rafael Peçanha, que é o pré-candidato ao PT à prefeitura de Cabo Frio, chegou a convocar uma entrevista coletiva, que aconteceu esta semana, e garantiu que independente da chegada de Magdala à Federação, ele se mantém pré-candidato também. E mais: em conversa exclusiva com a equipe da Folha dos Lagos, afirmou que a filiação da atual prefeita cabo-friense do PV foi autoritária.

– O Penna é uma pessoa que a gente tem profundo respeito por toda história construída junto ao pensamento progressista desse país, mas essa declaração talvez tenha sido feita no calor da emoção, sem a análise de todos os fatos e contextos que ela carrega. Às vezes isso acontece, a gente se pronuncia sem pensar em todos os detalhes, todos os ângulos de uma posição. O PT de Cabo Frio e do estado do Rio de Janeiro apoiam a pré-candidatura de Rafael Peçanha, e o PV pode apoiar a pré-candidatura de Magdala. Mas é uma filiação por cima, de maneira imposta, autoritária, sem conversa com as bases, principalmente as municipais de nenhum dos partidos da Federação. Então, essa declaração não reflete a realidade dos fatos, e isso está claro - afirmou Rafael.

Por conta da chegada de Magdala à Federação Brasil da Esperança, um outro assunto dominou as rodas de conversas políticas durante toda esta semana: é que vários especialistas afirmam que por estar exercendo mandato, a prioridade de uma pré-candidatura para a eleição municipal de outubro seria dela, e não de Rafael Peçanha, algo que o ex-vereador considera ser uma fake news. Segundo ele, “falta embasamento jurídico” em torno desta alegação.

– A gente vê muitas pessoas falando coisas sem fazer o dever de casa, e o dever de casa na política é ler. Eu desafio qualquer pessoa a encontrar em qualquer lugar, seja no estatuto da Federação, seja nas resoluções que norteiam a Federação, seja na legislação eleitoral, seja na jurisprudência eleitoral, qualquer menção a esse tipo de coisa. Não existe, em lugar nenhum, nada que diga que quem tem mandato tem prioridade sobre qualquer coisa em relação à escola de pré-candidatura. Existe muita construção em cima do que se diz, mas existe pouca construção em cima da realidade. E a gente sabe que, ao longo desses anos, quem utilizou da fofoca, da intriga, da mentira de da fake news para construir uma realidade que não existe foi o bolsonarismo. Então, eu quero crer que esse tipo de posicionamento não esteja entrando na corrente sanguínea dos nossos partidos do campo progressista, muito menos dos partidos da Federação, porque ver qualquer filiado ou militante defendendo esse tipo de argumento de uma realidade inexistente, é ver o pensamento progressista se rendendo à estratégia da fake news. E isso a gente não tolera.

Ainda sobre essas especulações, Rafael Peçanha disse que o que existe de fato e verdadeiro é o artigo 10 do estatuto da Federação, que diz que a Assembleia Geral, órgão deliberativo máximo da Federação Brasil da Esperança, é composta por 60 representantes dos partidos associados, sendo 9 (nove) vagas distribuídas de forma paritária entre as legendas e 51 (cinquenta e uma) vagas distribuídas proporcionalmente aos votos válidos obtidos na eleição para a Câmara dos Deputados em 2018.

– O fato é que o PT tem maioria na assembleia nacional da Federação, que é o órgão máximo, e último, de discussão do processo eleitoral. Então, caso não haja consenso entre o nome dela e o meu, o assunto vai para votação, e a maioria na votação é do PT tanto na estadual como na nacional - garantiu.

Ao utilizar o estatuto da Federação para avaliar a ida da prefeita de Cabo Frio para o PV com intenção de ser pré-candidata à reeleição, Rafael é direto: “me parece que ela se meteu em uma grande furada porque ela não tem segurança de que vai ser pré-candidata”. E essa situação, segundo ele, pode gerar ainda mais problemas.

– Isso gera uma insegurança não só em relação à candidatura dela, mas também em relação à formação da nominata. Como vão ficar esses pré-candidatos a vereadores que não têm a segurança no partido? Será que eles sabem quais são as regras da Federação para definir uma nominata? São 18 vagas para o município. Quantas dessas são para o PV? Ou seja, nesse momento Magdala não tem segurança nenhuma em matéria de partido, nem de legenda, nem de nominata - garantiu ele, afirmando que “o golpe saiu pela culatra”.

É que assim como o presidente do PT de Cabo Frio, Ricardo Cardoso, Rafael também afirma que há muito tempo a prefeita cabo-friense vem tentando dar um golpe no PT.

– Ela busca apenas para se utilizar do tempo de TV e do fundo partidário, mas não defende as bandeiras e programas sociais do partido. Um exemplo disso é que a equipe da Moeda Social, que é um dos principais programas do PT no estado, pediu demissão do governo de Cabo Frio de maneira coletiva porque Magdala não dialogava com a gestão do programa, não valorizada, não se dedicava à ampliação. Ela tem um posicionamento publicamente bolsonarista. Ela mesma postou fotos com Michele Bolsonaro e fez posts de apoio a Bolsonaro. Então está muito claro que é um projeto que beira a hipocrisia, a falsidade, a infidelidade, o oportunismo, de tentar fingir um discurso e uma história que não se têm, somente para se beneficiar, mas escondendo a bandeira do PT. É como se ela fosse um parasita que se alimenta do corpo e depois joga fora, exatamente como ela fez com o próprio Bolsonaro, porque o apoiou, mas agora faz fotos com Lula - apontou Rafael.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, as convenções municipais que visam oficializar os nomes dos candidatos à eleição devem acontecer entre 20 de julho a 5 de agosto, e o registro dos nomes deve ser feito na Justiça Eleitoral até 15 de agosto. Questionado se existe alguma possibilidade de abrir mão da pré-candidatura para fazer composição com Magdala, Rafael diz que não.

– Você só faz composição com quem tem respeito por você, e a Magdala não teve respeito por mim, pelo PT, pela militância de boa parte da militância, da direção estadual do PT… Não teve respeito com parlamentares do PT que estenderam a mão à ela, e ela mais uma vez traiu, e nessa lista de traições entra o deputado Washington Quaquá, que também foi traído por ela. Então, quem trai e não respeita (na questão política, e não na pessoal) não merece nosso apoio e nossa composição. Essa guerra dentro da Federação não foi declarada por mim, foi declarada por ela. Mas se entramos nessa guerra, é porque temos estratégias para afirmar com segurança e tranquilidade que eu serei o candidato, seja por consenso, ou maioria, tanto no PT como na Federação. Não existem outras hipóteses. O que está em disputa são dois modelos de condução do processo político: o da Magdala se mostrou um modelo que dá golpe por cima, que trai, que troca cargos por favores, que não respeita as bases e militâncias, e que governa com interesses e não para o futuro do município. De outro lado está o nosso projeto, que respeita a militância e as bases, dialoga com a região, reúne as pessoas, olha no olho, não em dinheiro, não tem cargo, não tem troca de favores… Por isso tenho certeza que o nosso nome será o escolhido pela Federação Brasil da Esperança, até porque ao optar por Magdala a Federação estaria sendo incondizente com seu próprio discurso histórico, seria quase que uma condenação do discurso e dos partidos junto à opinião pública, aceitando a prática dos chamados partidos de aluguel - afirmou Rafael.

Em um evento de formalização da nominata do PSB à Câmara de Vereadores, na noite desta quarta-feira (6), a prefeita aproveitou o discurso para minimizar os ataques que têm recebido.

– Não olhem para o lado. Acreditem no sonho de vocês e sigam em frente. Porque se vocês olharem pro lado vão acabar perdendo o foco com as fofocas, com as acusações infundadas, com os ataques que virão de todos os lados. Eu sempre digo que sou atacada todos os dias, desde a hora que acordo até a hora que vou dormir. Mas esses ataques não me incomodam porque o que me motiva está dentro de mim, e isso ninguém tem o poder de tirar, que são os meus sonhos. Então, foquem no que vocês querem e sigam em frente sem olhar para os lados.