sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
CABO FRIO

Adriano sanciona lei que cria Codescaf

Empresa de economia mista, Companhia de Desenvolvimento passa a existir oficialmente

08 junho 2020 - 17h33Por Redação

O prefeito de Cabo Frio Adriano Moreno (DEM) acaba de sancionar a lei que cria a Companhia de Desenvolvimento do Município de Cabo Frio (Codescaf). A publicação oficial foi feita neste sábado (6), após a aprovação do projeto do Poder Executivo na Câmara dos Vereadores, na última terça-feira (2).

De acordo com a Prefeitura, a empresa de economia mista (público-privada) será vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de fomentar a atividade econômica e industrial no município, incluindo o Polo de Desenvolvimento Econômico, que será instalado numa área de quase dois milhões de metros quadrados, que já foi desapropriada pelo município, próxima ao aeroporto. O espaço terá setores de logística, indústria sustentável e inovação tecnológica.

“Além de uma conquista de Cabo Frio, a Codescaf se torna um ganho para toda a Região dos Lagos, uma vez que poderemos realizar projetos conjuntos, atendendo assim uma demanda e trazendo o desenvolvimento de forma regional. As ações ganharão proporção maior uma vez que não ficarão limitadas apenas ao nosso município. A conquista é nossa, mas o ganho é para toda a Região dos Lagos”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Pereira, para as mídias oficiais da Prefeitura.

A criação da nova empresa, contudo, foi motivo de questionamento, inclusive na Câmara, onde foi aprovada com os votos contrários dos vereadores Rafael Peçanha (Cidadania) e Vaguinho Simão (Republicanos). Uma emenda de Vaguinho, que prevê a prestação de contas da Codescaf aos vereadores, foi aprovada e anexada ao teto principal; contudo, outra, de Peçanha, que desvincularia a empresa da criação do Polo de Desenvolvimento, foi arquivada.

O líder da oposição chegou a criticar um possível esvaziamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e um possível aumento nos gastos municipais, o que foi negado pelo prefeito.

O capital inicial da companhia será de R$ 5 milhões, mas, de acordo com a Prefeitura, o valor não precisa ser, necessariamente, em dinheiro. A entrada de capital privado vai ser feito por meio de um fundo de investimento registrado no Conselho de Valores Mobiliários (CVM), entidade que regula e fiscaliza o mercado financeiro.