sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Polícia

Começa a circular viatura da PM para garantir cumprimento da Lei Maria da Penha na região

Patrulha vai circular nos sete municípios abrangidos pelo quartel regional

10 setembro 2019 - 19h55
Começa a circular viatura da PM para garantir cumprimento da Lei Maria da Penha na região

Começou a circular ontem na Região dos Lagos a Patrulha Maria da Penha, uma viatura caracterizada com cinco policiais militares – os ‘guardiões da vida’ – que terão a missão de garantir o cumprimento de medidas protetivas de urgência determinadas pela Justiça por parte de agressores de mulheres.
A base da equipe, especialmente treinada para a tarefa, é a própria sede   do 25º Batalhão da PM, no Jardim Caiçara, em Cabo Frio, mas a patrulha vai circular nos sete municípios abrangidos pelo quartel regional. 


O protocolo de ação foi fechado pela Polícia Militar, juntamente com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), o Ministério Público Estadual (MP-RJ) e a Defensoria Pública Estadual. 


O serviço pode ser acionado, menos emergências, pelo número de WhatsApp da equipe, o (22) 99234-0073. O horário de atendimento é das  8 às 18h, de segunda-feira a sábado.


Em Cabo Frio, o projeto, que será aplicado em todos os batalhões do estado, tem o apoio do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) e da Associação Comercial Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia).


– São muitas mulheres agredidas que terão a oportunidade maior de apoio porque, às vezes, ela não tem coragem de ir até a delegacia. Com o apoio da viatura, isso vai ficar facilitado. O coronel Ibiapina não poderia ter colhido uma equipe mais seleta – comentou a empresária Patrícia Cardinot, presidente da Acia.


Embora essa viatura esteja destinada para dar apoio ao cumprimento de medidas protetivas, ela não deixará de atender a casos de flagrantes de agressão ou mesmo outros tipos de crimes.


 Da mesma forma, as demais radiopatrulhas continuarão a dar apoio a ocorrências de agressão contra mulheres. O projeto prevê a convocação de agressores para palestras informativas com a PM. O não comparecimento vai configurar como desobediência.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.