quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest

Semáforo defeituoso causa transtorno na Avenida Teixeira e Souza

Enquanto equipamento tem peças retiradas pela prefeitura, batidas e atropelamentos são frequentes

27 julho 2014 - 21h11
Semáforo defeituoso causa transtorno na Avenida Teixeira e Souza

O funcionamento precário de um semáforo instalado numa das avenidas mais importantes de Cabo Frio está levando perigo a pedestres e motoristas que circulando pela via. O sinal luminoso defeituoso está situado na Avenida Teixeira e Souza, em frente ao número 1610.  No mesmo local funciona um supermercado que gera um grande fluxo de transeuntes que cruzam a todo instante a estrada. Não há guarda de trânsito para tentar minimizar esses transtornos.

O equipamento está funcionando a meia-bomba. Ou seja, a sinalização para pedestre está queimada e a destinada aos veículos está desregulada. As luzes verde e amarela acendem simultaneamente deixando o condutor em dúvida quando devem parar ou avançar. A consequência são atropelamentos e colisões quase que diariamente.

Taxistas e comerciantes que trabalham próximo ao semáforo disseram que há cerca de quatro meses funcionários da Secretaria de Ordem Pública começaram a desmontar o aparelho tendo, inclusive, retirado a haste horizontal que sinaliza o trânsito a longa distância. A informação, segundo eles, era substituir o equipamento por outro mais novo.

- Os atropelamentos e colisões debaixo do semáforo acontecem quase todos os dias. Eu mesmo já socorri pessoas que foram atropeladas - recordou o jornaleiro Hugo Lacerda Andrioni, de 30 anos, cuja banca de jornal está ao lado do sinal luminoso.

Há 17 anos fazendo ponto no local, o taxista José de Souza Laerte, de 58, já viu muitos acidentes causados pelo mau estado do equipamento.

– Há quatro meses canibalizaram o sinal. Tiraram a parte de cima (haste horizontal) e não colocaram outra em seu lugar - disse.

As pessoas que transitam por esse trecho da via terão que ter paciência e aguardar mais alguns meses até que o problema seja solucionado. Segundo o secretário de Ordem Pública, Alberto Porto,  os 64 semáforos da cidade, inclusive esse em frente ao supermercado, estão deteriorados e por causa disso serão substituídos em breve. Porto disse, ainda, que não há como designar um guarda de trânsito para o local porque há outras demandas mais importantes.

– Os novos semáforos já foram comprados e  chegarão em até 30 dias. A substituição de todos os equipamentos levará de dois a três meses - explicou.

Armadilha para pedestres - O semáforo não é o único culpado pelos acidentes nesse trecho da Avenida Teixeira e Souza. Há quatro dias, apareceu um enorme buraco próximo à faixa de pedestres. A pessoa que consegue atravessar a via sem correr risco de vida, se não estiver atenta, pode se acidentar no tal buraco. Isso aconteceu recentemente com um deficiente visual.

–  Ontem (dia 22/07), um senhor cego só não caiu no buraco porque foi auxiliado por uma pessoa que estava ao seu lado - contou o taxista Joaquim Quirino da Silva, de 76.