quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
MOBILIDADE URBANA

Secretaria de Obras fecha buraco no Jardim Caiçara mostrado em reportagem da Folha

Trecho na Rua Alemanha estava sem asfalto, o que causava perigo para motoristas e pedestres

17 março 2021 - 16h36Por Redação

A Secretaria de Obras de Cabo Frio cobriu com asfalto um trecho de cerca de 30 metros de extensão na Rua Alemanha, próximo à esquina com a Travessa Tenente J.Brito, no Jardim Caiçara. O local foi citado em uma reportagem publicada na última edição impressa sobre a grande quantidade de buracos pela cidade.

Os moradores postaram fotos da via asfaltada nas redes sociais. Segundo eles, o local havia sido aberto ainda na gestão anterior para um reparo, mas não tinha sido fechado até agora. Conforme a Folha publicou, a situação causava perigo aos motoristas pois, para fugir do buraco, muitos desviavam dele pela contramão, o que representava risco iminente de acidentes. Além disso, vizinhos reclamavam da poeira levantada a cada vez que um veículo passava pelo local.

Buraco obrigava motoristas a colocar as rodas no buraco ou desviar pela contramão (Arquivo Folha)

A secretária de Obras e Serviços Públicos, Tita Calvet, apontou que, em quase 80% dos casos, os buracos resultam de afundamento da rede de águas pluviais, usada pela Prolagos para o escoamento de esgoto, como parte do chamado Sistema de Coleta a Tempo Seco. A empresa respondeu dizendo que desenvolveu um estudo para a construção da rede separativa de esgoto nos cinco municípios da área de concessão. No momento, o projeto está sendo analisado pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João e poder concedente.

Na semana passada, o governo municipal fechou convênio com o Departamento de Estradas de Rodagens do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) para fazer as obras emergenciais. O acordo prevê o fornecimento de insumos e materiais para o município executar as intervenções necessárias nas ruas da cidade.