quinta, 02 de maio de 2024
quinta, 02 de maio de 2024
Cabo Frio
31°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Novo curso de sommelier deve atrair profissionais do setor de alimentos e bebidas em Cabo Frio

A profissão é antiga, charmosa e cada vez mais valorizada no Brasil

03 novembro 2022 - 11h55Por Redação

A profissão de sommelier é regulamentada no Brasil desde 2011, mas teve origem na Idade Média, por volta do século XIII, sendo popularizada mais tarde na França, no século XVIII, quando os restaurantes de Paris começaram a apostar em profissionais especializados na arte de provar e indicar vinhos. De lá pra cá, estes especialistas tornaram-se indispensáveis para os estabelecimentos que primam por estratégias de diferenciação no mercado de alimentos e bebidas, bem como pela oferta de um serviço superior aos clientes.

Apesar de a nomenclatura estar diretamente associada ao universo do vinho, o sommelier profissional é responsável por provar, avaliar e recomendar bebidas alcoólicas em geral, podendo atuar em lojas, restaurantes, hotéis, importadoras, eventos e cursos. Eles auxiliam na compra realizada por estabelecimentos e clientes, na manutenção dos estoques, na elaboração e sugestão de preços competitivos e nas famosas harmonizações de pratos propostas na gastronomia.

Por esse motivo, é cada vez maior o número de postos de trabalho na área e de pessoas interessadas na profissão. Para se ter uma ideia, só em Cabo Frio, de acordo com o último inventário feito pela Prefeitura Municipal, somente nos pontos de interesse turístico existem hoje mais de 300 empresas de serviços de alimentos e bebidas. Além disso, o município conta com quase 400 meios de hospedagem inscritos no CADASTUR (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos).  Não foi por acaso que a Escola de Gastronomia Chef Gourmet (CG), rede de ensino do sul do país, com mais de 80 escolas no Brasil e que já formou mais de 14 mil alunos, decidiu inaugurar uma unidade na cidade, a primeira na Região dos Lagos.

Com infraestrutura superior, a franquia de Cabo Frio é a segunda a ser inaugurada pela marca no Estado do Rio de Janeiro (a primeira foi aberta em Copacabana, na capital carioca) e contará com cerca de 800 metros quadrados de área construída, que irão abrigar uma cozinha industrial, salas de aula, recepção e espaço de eventos.  O curso de sommelier, é claro, é um dos carros-chefes da instituição e será ministrado pela sommelier e jornalista especializada Márcia Anholet, com formação nas principais instituições nacionais e internacionais e com mais de 20 anos de experiência no mercado. “Meus pais eram comerciantes e sempre trabalharam com vinho, por isso fui estudar e me profissionalizar na área. A paixão é importante, mas o conhecimento teórico e prático é fundamental para quem quer exercer a profissão. Mesmo que para muitos seja apenas um hobbie, ou apreciação, é preciso se aprofundar e ter moderação no exercício da atividade. A avaliação vai muito além de conhecer sobre o corpo, a acidez e a coloração do vinho. Ela é complexa e nada pessoal”, explica a sommelier.

Além do curso de sommelier, a CG também oferece cursos de chef de cozinha, chef boucherie (especialista em preparação de carnes), bartender (especialista em bebidas e coquetéis), chef pâtisserie e boulangerie (especialista na elaboração de bolos, doces e pães).

A Chef Gourmet Cabo Frio será inaugurada no dia 12 de novembro e funcionará na Rua Major Belegard, número 158, no Centro. As matrículas para o curso de sommelier e para os demais serão abertas no dia 14 de novembro. Para mais informações, acesse o site oficial: www.escolachefgourmet.com.br ou visite o instagram da nova unidade: @chefgourmetcabofrio.