sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
SEM SHOWS

Municípios da região terão passagem de ano com festa comedida

À exceção de São Pedro da Aldeia, que não terá programação, demais cidades confirmaram queima de fogos sem shows

26 dezembro 2021 - 11h00Por Redação

A passagem de ano nas cidades da Região dos Lagos não terá a festa costumeira, por causa da ameaça provocada pela variante Ômicron da Covid-19. Mas, em praticamente todas elas, o brilho nos céus estará garantido. Com exceção de São Pedro da Aldeia, onde não haverá programação, em virtude dos riscos sanitários da nova fase da pandemia, os demais municípios confirmaram a realização de queima de fogos no Réveillon. De outro lado, espetáculos musicais não serão realizados, assim como na virada de 2020 para 2021.

Na última semana, em Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) que havia declarado anteriormente que a cidade não teria festejos por falta de recursos financeiros, anunciou uma queima de fogos de dez minutos na Praia do Forte. Em vídeo publicado nas redes sociais, Bonifácio informou que o espetáculo pirotécnico será patrocinado pelos empresários que detêm a marca da micareta Cabofolia, que voltará a ser realizada no ano que vem, após o feriado da Semana Santa, em abril.

No anúncio, Bonifácio também prometeu uma homenagem às vítimas da Covid-19. Faltando dois minutos para a meia-noite, a iluminação da Praia do Forte será apagada para que o público acenda as lanternas dos aparelhos celulares. A novidade, no entanto, foi duramente criticada. Em enquete realizada no Instagram da Folha, 71% dos participantes se dissseram contra a realização de queima de fogos no município.

Na vizinha Arraial do Cabo, em entrevista à Folha em outubro, o prefeito Marcelo Magno (PL) havia prometido que haveria festa, mas com a mudança no cenário epidemiológico em virtude do surgimento da variante Ômicron, o cenário passou a ser de incerteza. Contudo, nos últimos dias, a Prefeitura cabista também anunciou a realização de queima de fogos, em três pontos da Palácio das Águias será restaurado a partir de janeiro cidade: Praia Grande, Monte Alto e Figueira. Assim como em Cabo Frio, não estão previstos shows musicais. Na Praia Grande, os artefatos ficarão instalados no Morro da Vigia. O espetáculo terá a duração de 13 minutos.

Já nos distritos de Monte Alto e Figueira, os fogos ficarão em local isolado, para garantir a segurança do público. Nos dois distritos, a queima dos fogos vai durar dez minutos. O secretário de Turismo, Marco Simas informou que a empresa responsável pelo evento tem 17 anos de experiência na área, e segue todos os protocolos exigidos pelas autoridades.

Primeiro município a garantir a realização de festejos oficiais de Réveillon, Búzios promoverá o foguetório em quatro locais diferentes para celebrar a chegada de 2022: Centro, Rasa, Geribá e Manguinhos. Como nos demais locais, não haverá espetáculos oficiais promovidos pela Prefeitura. A mesma medida foi tomada pela Prefeitura de Araruama, que também confirmou o espetáculo pirotécnico na orla da Praia do Centro, mas afirmou que os agentes públicos municipais vão fazer a dispersão do público tão logo o evento termine.

Araruama chegou a contratar uma empresa especializada em segurança, pela qual 100 homens darão apoio à Guarda Municipal para fazer cumprir o decreto da prefeita Lívia Bello (PP), que impede a montagem de palcos para shows no dia 31 de dezembro, e também impedir aglomerações e cobrar o uso de máscaras.

Em Iguaba, o prefeito Vantoil Martins chegou a cancelar os festejos, mas o município vai promover queima de fogos de baixo estampido na Ilha de Santa Rita. Por fim, Saquarema confirmou o show pirotécnico na Praia da Vila, no Morro da Igreja de Nossa Senhora de Nazareth; na nova orla de Jaconé; em Sampaio Corrêa, no Morro da Antena; e na orla de Vilatur.