Assine Já
quarta, 27 de janeiro de 2021
Região dos Lagos
31ºmax
22ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 22908 Óbitos: 767
Confirmados Óbitos
Araruama 5567 166
Armação dos Búzios 2989 30
Arraial do Cabo 651 33
Cabo Frio 6139 264
Iguaba Grande 2043 50
São Pedro da Aldeia 3225 107
Saquarema 2294 117
Últimas notícias sobre a COVID-19
TREINAMENTO

Inea promove oficinas de reciclagem para guias do Parque Costa do Sol

Curso que começa nesta quarta (5) faz parte do recadastramento da categoria

03 novembro 2020 - 15h57Por Redação

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoverá nos dias de quarta a sexta-feira (de 5 a 7 de novembro) oficinas de reciclagem para guias e condutores do Parque Estadual da Costa do Sol. O curso faz parte do recadastramento dos guias e condutores de visitantes da área de proteção ambiental, localizada na Região dos Lagos, que se credenciaram junto ao órgão ambiental em 2016 e 2018.

A capacitação é destinada aos guias e condutores que fizeram o curso do Inea. As inscrições para a oficina, que será realizada via internet, vão até dia esta terça-feira (3) no link:  https://bit.ly/3o4IYRz

As aulas contarão com diversos temas, entre eles o detalhamento do plano de manejo e visitação da unidade de conservação, das regras de reabertura das unidades de conservação estaduais, bem como noções de impacto ambiental.

Com 9.841 hectares de área, o Parque Estadual da Costa do Sol abrange partes dos municípios de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia.

Geração de renda

Com o objetivo de promover uma experiência mais segura e de qualidade para os visitantes das áreas protegidas estaduais, assim como fomentar a economia local, o Inea desenvolveu o Programa Estadual de Guias de Turismo e Condutores de Visitantes. Desde 2016, o instituto capacitou e credenciou 231 guias e condutores para trabalharem em oito unidades de conservação estaduais.

– Iniciativas como essa são a prova de que podemos aliar desenvolvimento sustentável com a geração de emprego e renda. Ganha o nosso estado e também a população fluminense – destaca o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Os candidatos selecionados pelo Inea passaram por capacitações teórica e prática que somaram 130 horas/aula, tornando-se aptos a conduzir visitantes em atrativos e trilhas das unidades de conservação estaduais. O processo seletivo deu prioridade a moradores de comunidades próximas às unidades, levando em conta também critérios socioeconômicos, como hipossuficiência de renda.

Para contratar guias e condutores de visitantes credenciados pelo Inea e se informar sobre os processos seletivos, acesse o site www.parquesestaduais.inea.rj.gov.br.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.