sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
BUROCRACIA PREJUDICA

Governo do Estado estende contrato com OS que administra Hospital Regional de Araruama

Publicação de aditivo no Diário Oficial é o que falta para liberação de recursos para normalizar unidade em crise

20 julho 2020 - 21h09Por Rodrigo Branco

A crise financeira no Hospital Regional Roberto Chabo, em Araruama, o que inclui o pagamento de dois meses de salários atrasados aos funcionários, deve ser amenizada ainda esta semana. A Secretaria Estadual de Saúde informou à Folha dos Lagos nesta segunda-feira (20) que o aditivo para a prorrogação do contrato com a organização social Cruz Vermelha, entidade terceirizada que administra a unidade, já foi assinado e a expectativa é que a publicação seja feira no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (21).

Somente após a formalização burocrática, será liberado o repasse de R$ 8,2 milhões para o Complexo Hospitalar dos Lagos, que além do Regional de Araruama, inclui o Hospital Estadual dos Lagos, em Saquarema, conforme a Folha havia noticiado no último dia 6 de julho. O funcionamento das unidades está comprometido pela falta de recursos. Os servidores que atuam na unidade de Saquarema chegaram a fazer um protesto no último dia 11 e só atendem os casos mais graves.

Em Araruama, o temor é que o hospital paralise as atividades, caso os recursos não cheguem com urgência. O Hospital Regional de Araruama é considerado de  referência em atendimento para moradores de nove municípios, cobrindo a Região dos Lagos e a Baixada Litorânea. Cerca de 1,1 milhão de pessoas poderiam ficar prejudicadas com a interrupção das atividades.

Na última quarta-feira (15), aos os deputados estaduais Filippe Poubel (PSL) e Serginho (Republicanos) – que fazem parte da Frente Parlamentar de Acompanhamento às Medidas de Prevenção e Contenção da Covid-19 – fizeram uma vistoria do Hospital Regional e constatataram a situação. 

– A corrupção do governo estadual está matando mais que o coronavírus. São muitas as denúncias relacionadas ao Hospital Regional de Araruama, falta de insumos, funcionários sem pagamentos estão pedindo demissão. É situação para propor intervenção federal na Saúde do estado – afirma o presidente da Frente Parlamentar, deputado Filippe Poubel (PSL).

A reportagem entrou em contato com a Cruz Vermelha Brasileira do Rio Grande do Sul, organização responsável por gerir o Complexo Hospitalar dos Lagos, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem.