Assine Já
domingo, 28 de fevereiro de 2021
Região dos Lagos
27ºmax
22ºmin
Tropical
Tropical mobile
TEMPO REAL Confirmados: 26524 Óbitos: 912
Confirmados Óbitos
Araruama 6711 182
Armação dos Búzios 3191 32
Arraial do Cabo 855 37
Cabo Frio 7394 352
Iguaba Grande 2510 55
São Pedro da Aldeia 3488 126
Saquarema 2375 128
Últimas notícias sobre a COVID-19
BUROCRACIA PREJUDICA

Governo do Estado estende contrato com OS que administra Hospital Regional de Araruama

Publicação de aditivo no Diário Oficial é o que falta para liberação de recursos para normalizar unidade em crise

20 julho 2020 - 21h09Por Rodrigo Branco

A crise financeira no Hospital Regional Roberto Chabo, em Araruama, o que inclui o pagamento de dois meses de salários atrasados aos funcionários, deve ser amenizada ainda esta semana. A Secretaria Estadual de Saúde informou à Folha dos Lagos nesta segunda-feira (20) que o aditivo para a prorrogação do contrato com a organização social Cruz Vermelha, entidade terceirizada que administra a unidade, já foi assinado e a expectativa é que a publicação seja feira no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (21).

Somente após a formalização burocrática, será liberado o repasse de R$ 8,2 milhões para o Complexo Hospitalar dos Lagos, que além do Regional de Araruama, inclui o Hospital Estadual dos Lagos, em Saquarema, conforme a Folha havia noticiado no último dia 6 de julho. O funcionamento das unidades está comprometido pela falta de recursos. Os servidores que atuam na unidade de Saquarema chegaram a fazer um protesto no último dia 11 e só atendem os casos mais graves.

Em Araruama, o temor é que o hospital paralise as atividades, caso os recursos não cheguem com urgência. O Hospital Regional de Araruama é considerado de  referência em atendimento para moradores de nove municípios, cobrindo a Região dos Lagos e a Baixada Litorânea. Cerca de 1,1 milhão de pessoas poderiam ficar prejudicadas com a interrupção das atividades.

Na última quarta-feira (15), aos os deputados estaduais Filippe Poubel (PSL) e Serginho (Republicanos) – que fazem parte da Frente Parlamentar de Acompanhamento às Medidas de Prevenção e Contenção da Covid-19 – fizeram uma vistoria do Hospital Regional e constatataram a situação. 

– A corrupção do governo estadual está matando mais que o coronavírus. São muitas as denúncias relacionadas ao Hospital Regional de Araruama, falta de insumos, funcionários sem pagamentos estão pedindo demissão. É situação para propor intervenção federal na Saúde do estado – afirma o presidente da Frente Parlamentar, deputado Filippe Poubel (PSL).

A reportagem entrou em contato com a Cruz Vermelha Brasileira do Rio Grande do Sul, organização responsável por gerir o Complexo Hospitalar dos Lagos, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.