sábado, 21 de março de 2026
sábado, 21 de março de 2026
Cabo Frio
23°C
Magnauto
educação

Diretoras de escolas alugadas vão ser ouvidas pela Secretaria

Vereador condena aluguel indevido, mas diz entender diretores: “falta tudo”

16 fevereiro 2016 - 09h24
Diretoras de escolas alugadas vão ser ouvidas pela Secretaria

A Secretaria de Educação de Cabo Frio vai convocar as diretoras das escolas municipais Iara Coutinho Gomes e Etelvina Santana da Fonseca para prestar esclarecimentos sobre o aluguel das escolas para turistas no Carnaval. Segundo matéria publicada pela Folha no fim de semana, as duas unidades escolares receberam dezenas de turistas no feriado e o dinheiro arrecadado teria sido usado, segundo uma das diretoras, para pagar contas atrasadas dos colégios.

Em nota, a Secretaria de Educação afirmou que “a prática de cessão da unidade escolar é de responsabilidade do diretor, desde que não haja cobrança financeira” e que “a equipe diretiva é autônoma, inclusive, para negar o empréstimo do prédio”. As duas unidades ficam em áreas procuradas por turistas: a Iara, no Centro; e a Etelvina, no Peró.

O vereador Aquiles Barreto (SD) condenou o aluguel indevido, mas disse entender o lado de diretores que sofrem com péssimas condições de trabalho.

– Eu acho que emprestar para encontros de jovens, de instituições ou entidades não tem problema algum. Agora, alugar para turistas por dinheiro é outra coisa. Mas eu conversei com diretores e a situação está muito difícil, não tem papel higiênico, não tem merenda, material para as crianças, nada. A culpa disso é da Prefeitura – afirmou Aquiles, que ingressará hoje com requerimento junto à Câmara de Vereadores para fiscalizar os repasses da Prefeitura de Cabo Frio às escolas municipais.

Outro vereador, Adriano Moreno (Rede), afirmou que também irá cobrar esclarecimentos sobre o aluguel das escolas. 

Leia Também

Geral

Prefeitura de Cabo Frio vai recorrer de decisão que anulou eleição do Conselho de Patrimônio

Governo municipal prepara defesa jurídica para manter atual composição do órgão e evitar nova eleição em 30 dias
Impacto das chuvas na Lagoa de Araruama divide cenário entre fartura de tainha e prejuízos no camar
Geral

Impacto das chuvas na Lagoa de Araruama divide cenário entre fartura de tainha e prejuízos no camar

Defensoria obtém decisão para garantir cotas raciais em concurso de Armação dos Búzios
IGUALDADE RACIAL

Defensoria obtém decisão para garantir cotas raciais em concurso de Armação dos Búzios

Mutirão em Arraial retira 40 kg de lixo das Prainhas do Pontal e abre Semana de Limpeza dos Mares
MEIO AMBIENTE

Mutirão em Arraial retira 40 kg de lixo das Prainhas do Pontal e abre Semana de Limpeza dos Mares