sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Covid: Região dos Lagos registra aumento nos casos e prefeituras voltam a recomendar uso de máscara

Em Cabo Frio, casos positivos aumentaram em 111%, segundo a Secretaria de Saúde

19 novembro 2022 - 09h40Por Redação
Covid: Região dos Lagos registra aumento nos casos e prefeituras voltam a recomendar uso de máscara

Um levantamento feito pela Secretaria de Estado de Saúde entre a primeira e a segunda semanas do mês de novembro revela que o estado do Rio de Janeiro apresentou aumento expressivo nos casos confirmados de Covid-19, passando de 4.368 na semana epidemiológica 44 (de 30 de outubro a 5 de novembro) para 18.799 na semana 45 (entre 6 e 12 de novembro), um aumento de 430%. Esse resultado também foi notado nas cidades da Região dos Lagos. Em Cabo Frio, por exemplo, a Secretaria de Saúde informou que nos primeiros 14 dias de novembro foi registrado aumento de 111%, com relação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, foram registrados 196 casos positivos para covid-19, enquanto em 2021, foram registrados 93 casos da doença.

A situação é a mesma em Arraial do Cabo. Segundo a Prefeitura, no mês de setembro foram realizados 581 testes com taxa de positividade de 2,3%. Em outubro os casos tiveram um aumento de 5,67% calculado a partir de um total de 535 testes realizados no mês. Já na primeira semana de novembro, o município registrou 13,4% de resultados positivos em um total de 328 testes, o que configura um aumento tanto do número de casos suspeitos quanto da taxa de resultados positivos para covid-19. Búzios e Saquarema também revelaram que houve aumento nos casos positivos da doença.

Por conta do avanço da doença e da confirmação de uma nova variante (ômicron BQ.1) circulando pelo estado, as prefeituras da região voltaram a recomendar o uso do equipamento de proteção facial. No município cabo-friense o uso de máscara é obrigatório para pessoas com suspeita ou confirmação da doença, em ambientes fechados ou abertos e em unidades de saúde, farmácia, e transporte coletivo público. Na última semana tornou-se obrigatória, também, nas dependências do Ibascaf e do Pasmed, seja por servidores ou pessoas que buscam atendimento. 

Além disso, a medida também torna obrigatória a vacinação de agentes públicos, de qualquer natureza, integrantes dos quadros de pessoal do instituto. A recusa à vacinação, sem justa causa, caracteriza falta disciplinar, passível de suspensão de pagamento e aplicação das sanções previstas na lei n° 380, de 29 de outubro de 1981. Reforça, ainda, que como comprovação da vacinação contra a Covid-19 deverá ser apresentado o cartão de vacinação, emitido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou documentação congênere, num prazo de 10 dias.

Além do Ibascaf, servidores da Secretaria de Fazenda também foram orientados a voltar a utilizar máscara de proteção para atender o público, e a reforçar a higiene das mãos. O acesso ao prédio também passou a ser limitado a 20 pessoas, de cada vez, para atendimento, com recomendação para que a população dê preferência aos canais remotos por e-mail, WhatsApp (dependendo do setor) e pela página fazenda.cabofrio.rj.gov.br. Junto a essa medida, o prédio da Fazenda voltou a ser sanitizado na última quarta-feira (16). A medida preventiva será adotada semanalmente para evitar o aumento do número de casos de covid-19 no município, embora, segundo a Prefeitura, não haja registro da nova subvariante da doença até o momento. 

Em Arraial do Cabo, apesar do aumento nos casos positivos, a Prefeitura informou à Folha que, apesar de não obrigatório, passou a recomendar uso de máscara como medida individual de proteção no caso de imunossuprimidos, idosos, gestantes ou portadores de comorbidades; também em ambientes fechados com pouca ventilação, como por exemplo, transportes públicos, e ainda em caso de sintomas gripais, com recomendação para testagem e assistência médica. Reforçou, ainda, a recomendação para higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%, e a importância de completar o esquema vacinal contra a covid-19.

Em Saquarema, a Prefeitura explicou que continua vigente um decreto de março deste ano que recomenda o uso de máscaras faciais por pessoas imunodeprimidas, com comorbidade de alto risco, não vacinadas ou com sintomas de síndrome gripal. Disse ainda que segue acompanhando o comportamento das notificações e internações de casos de coronavírus no município. 

No balneário buziano, o uso de máscara é obrigatório somente dentro das unidades de saúde. No entanto, a Prefeitura informou que segue analisando e acompanhando o número de casos de covid-19, e por isso mudanças podem ser feitas a qualquer momento.