Assine Já
segunda, 18 de outubro de 2021
Região dos Lagos
21ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52181 Óbitos: 2123
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6500 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14677 858
Iguaba Grande 5464 140
São Pedro da Aldeia 6968 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
CABO FRIO

Cerimônia marca início da temporada 2019/2020 da Bandeira Azul na Praia do Peró

Manutenção da certificação é “vitória de toda a cidade”, afirma prefeito Adriano Moreno

14 novembro 2019 - 14h14Por Redação
Na manhã desta quarta-feira (13), teve início oficialmente a temporada 2019/2020 Bandeira Azul na Praia do Peró, a segunda certificação seguida, que garante à cidade de Cabo Frio destaque no trade internacional de turismo ecológico, como destino ambientalmente sustentável.

A cerimônia contou com a apresentação da Banda dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, alunos de escolas da rede pública, representantes dos comitês Nacional e Internacional do Bandeira Azul, do presidente da TurisRio, Thomas Weber, do presidente dos Salva- Vidas de Porto Rico – José Fontanez, do presidente da Federação de Convention Bureaus do Estado do Rio de Janeiro, Marco Navega, da Presidente Convention Bureau de Cabo Frio, Maria Inês Oliveiros, do vice-presidente da Associação da Costa do Peró, Carlos Cunha, do presidente da Prolagos, Sérgio Braga, do delegado de Cabo Frio, Dr. Sérgio Caldas, e representantes dos comandantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

A população também participou do evento e acompanhou de perto todas a movimentação das autoridades.

A Orla Certificada da Praia do Peró tem 500 metros de extensão, e recebeu uma série de intervenções estruturais para a adequação aos 34 critérios do Bandeira Azul. Da troca de postes à recuperação das vias de acesso, passando pela pintura padronizada dos quiosques, colocação de rampa, esteiras de acessibilidade escadas e chuveiro, os moradores do Peró, comerciantes locais, rede hoteleira e o Poder Público trabalharam em conjunto, desde o fim da primeira temporada de certificação, para que o evento desta quarta-feira se tornasse uma realidade.

“Foi mais uma jornada de muito trabalho, mas de muita satisfação, no final. Estivemos sempre em contato com o Comitê Nacional, a quem agradecemos muito, atentos para que odos os critérios fossem cumpridos”, afirmou Paloma Arias, Coordenadora do Bandeira Azul Praia do Peró, junto à Secretaria de Meio Ambiente.

Para o secretário de Meio Ambiente, a certificação representa o reconhecimento de um trabalho que vem se estruturando para ser de excelência.

“Essa certificação significa o reconhecimento de que o Meio Ambiente de Cabo Frio está recebendo a atenção necessária para a sua preservação. Não é só a Praia do Peró, mas todas as praias da cidade vêm recebendo trabalhos de monitoramento ambiental, nossos parques municipais estão sendo recuperados e o Horto Municipal está ativo. É esse todo em funcionamento que nos propicia um ambiente propício para conquistas como a segunda temporada de certificação no Bandeira Azul”, afirmou Mario Flavio Moreira.

“Nossos servidores que se desdobraram para adequar a Praia do Peró nos critérios do Bandeira Azul, os moradores do Peró, que se mobilizaram para dar suporto às nossas ações, os quiosqueiros, que compraram a idéia de uma praia bem cuidada, a rede hoteleira, os comerciantes do Peró e de toda a cidade, estão de parabéns por mais esta conquista. Cabo Frio, mais uma vez, dá um salto qualitativo na questão ambiental, em seu turismo e, consequentemente, em sua economia. Estou muito feliz pela nossa cidade e em poder dar a minha contribuição nesse presente de 404 anos”, afirmou o prefeito Dr. Adriano Moreno.
A temporada 2019/2020 da certificação internacional Bandeira Azul Praia do Peró, vai até o dia 15 de abril de 2020.

Entre as autoridades presentes no hasteamento, estiveram a secretária estadual do Meio Ambiente, Ana Lúcia Santoro, o secretário de Turismo, Otávio, o vice-presidente do Programa Bandeira Azul na Espanha, José Palacios Aguilar, e a coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.