sexta, 25 de abril de 2025
sexta, 25 de abril de 2025
Cabo Frio
23°C
Park Lagos
Magnauto site
Geral

Cabo Frio e São Pedro disputam o campus da Uerj

Município cabo-friense diz que está remanejando alunos para liberar prédio de unidade escolar

03 dezembro 2022 - 12h56Por Cristiane Zotich
Cabo Frio e São Pedro disputam o campus da Uerj

A vinda do campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) para a Região dos Lagos ganhou mais um capítulo esta semana. De um lado, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia confirmou à Folha que está, sim, na briga pela unidade: o prefeito Fábio do Pastel já teria, inclusive, iniciado as negociações. De outro, a própria universidade alega desconhecer o assunto. Por fim, a Prefeitura de Cabo Frio confirmou em nota enviada ao jornal que está em contato permanente com a reitoria da Uerj na busca de uma solução para acomodar os três novos cursos criados para Cabo Frio (Medicina, Geografia e Ciências Ambientais). A Secretaria de Educação está realizando remanejamento de alunos para ceder um prédio escolar para a Uerj em 2023. Entretanto, a Prefeitura não informou qual prédio seria este. O anúncio oficial da cessão será feito em janeiro. 

Enquanto isso, o vestibular, anunciado para este ano segue suspenso e sem data. O governador Claudio Castro anunciou, em julho deste ano, que a universidade funcionaria no prédio onde, por anos, funciona a Ferlagos, uma faculdade particular localizada em frente à rodoviária de Cabo Frio e com uma segunda entrada estrategicamente ao lado do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, que serviria de apoio para o curso de medicina. Para usar o prédio da Ferlagos, o governo do Estado publicou, em dezembro do ano passado, um decreto que tornava de utilidade pública todo o prédio e também o atual Hospital Universitário Reitor Hésio Cordeiro, da própria Uerj. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 20 de dezembro de 2021, abriu caminho para a desapropriação dos prédios para instalar um Polo Avançado da universidade em Cabo Frio. No decreto, o governador fez referência à necessidade de oferta pública de ensino, pesquisa, extensão e inovação no Estado do Rio de Janeiro, "para alcançar regiões como a Região dos Lagos, em específico o Município de Cabo Frio, que demandam política pública de inclusão".

O que parecia ser algo simples tornou-se uma novela sem fim. A Ferlagos entrou na Justiça com recurso contra a desapropriação. No dia 8 de julho deste ano, a desembargadora Lúcia Helena do Passo, da 27ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, deferiu efeito suspensivo ao recurso interposto pela Ferlagos, suspendendo a desapropriação do prédio. Na decisão, em caráter liminar, a magistrada apontou que a instituição ainda está em plena atividade, com alunos matriculados e funcionários. No dia 14 de agosto, a Justiça voltou atrás e autorizou a posse do imóvel. No dia 17 do mesmo mês a juíza Silvana Antunes, da 3ª Vara Cível da Comarca de Cabo Frio, chegou a expedir mandado de imissão na posse do prédio, mas dois dias depois o desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres, da 27ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) determinou o recolhimento do mandado de imissão de posse da Uerj no imóvel até a realização de uma audiência especial, que até hoje não aconteceu e segue sem data.

Como alternativa provisória à utilização do prédio da Ferlagos, o deputado estadual dr Serginho (PL) chegou a intervir junto ao Governo do Estado para que algumas salas do Colégio Estadual Miguel Couto fossem utilizadas. A novidade, no entanto, desencadeou uma série de protestos de alunos e professores, que temem que a escola venha a ser fechada para se tornar um prédio próprio da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. 

Leia Também

RESISTÊNCIA

Casa de Referência Inês Etienne Romeu segue sob risco de despejo em Cabo Frio

Mesmo com reintegração suspensa no último dia 18, integrantes do Movimento Olga Benário permanecem em vigília; espaço acolhe mulheres vítimas de violência
Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense
Geral

Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio
Geral

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama
FISCALIZAÇÃO AUSENTE

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama