quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
29°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Arraial do Cabo

Arraial pode ganhar UTI no começo de 2020

Consórcio Intermunicipal de Saúde começa a ganhar forma em reunião no Porto 

07 outubro 2019 - 21h10
Arraial pode ganhar UTI no começo de 2020

O município de Arraial do Cabo deve ganhar uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) a partir do começo do ano que vem. A informação é do secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos de Oliveira, o Kafuru. O assunto foi um dos tópicos tratados na reunião de ontem, no Porto do Forno, que começou a dar forma ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea. 

De acordo com o secretário de Saúde, a UTI vai funcionar no Hospital Geral de Arraial do Cabo, atualmente em reformas, com pelo menos 10 leitos. O prefeito Renatinho Vianna (PRB) já tem o apoio do secretário estadual da Saúde, Edmar Santos. 

De um modo geral, a reunião serviu para discutir os trâmites finais para dar personalidade jurídica ao consórcio, regularizando-o junto à Receita Federal, cumprindo todas as exigências. O objetivo do consórcio é firmar parceria entre os nove municípios da baixada litorânea, para alinhar as políticas de saúde da região com as do Ministério da Saúde. 

– Sabemos das dificuldades enfrentadas na nossa região quanto a quantidade de leitos de UTI disponíveis, equipamentos para atender pacientes de alta complexidade e vagas para transferências no sistema de regulação do Estado. Somando forças e colocando em prática o Consórcio Intermunicipal, ficaremos aptos para receber recursos federais e lutar para que as demandas do nosso povo sejam atendidas – disse o prefeito cabista para a imprensa oficial do município.

Para o secretário de Saúde Kafuru, a definição deve se concretizar até o fim desta semana. 

– Estamos trabalhando para entregar todas as formalidades e exigências ainda neste ano. Tenho certeza que o consórcio vem para melhorar a qualidade da nossa saúde em toda a região – comenta Kafuru.

 Um esboço do consórcio foi discutido em 2009, porém não foi à frente devido à falta de confirmação dos municípios envolvidos. A adequação jurídica aos termos da lei 11.107/2005, relativa a consórcios públicos, permitirá que os municípios busquem investimentos e recursos na saúde para colocar programas para atender às demandas urgentes de toda a Baixada Litorânea, como a deficiência de leitos de UTI, diálise, e será uma ferramenta jurídica para dividir as despesas entre os membros. Hoje, todos os municípios envolvidos têm gastos altos com demandas de média e alta complexidade.

Durante o encontro também ficou acordado uma visita coletiva com os prefeitos e todos os Secretários de Saúde do consórcio à Brasília até dezembro deste ano.

Estiveram presentes os prefeitos Renatinho Vianna, de Arraial do Cabo, Vantoil Martins, de Iguaba Grande, e Marcelino Borbas, de Rio das Ostras. Também representando o município cabista estavam os Secretários de Saúde, Antônio Carlos (Kafuru), de Administração, Luiz Cláudio Barreto (Kall), de Obras, Renato Gonçalves, e os vereadores Willian Luz (PT) e Alexandre Galego (PEN). Membros do Conselho Técnico, os Secretários de Saúde dos seguintes Municípios também estavam presentes: Ana Paula Bragança Corrêa, Secretária de Saúde de Araruama, Valdeci Pereira Junior, de Iguaba Grande, Yuri José Pascoal, de Búzios, Francislene dos Santos Casemiro, de São Pedro da Aldeia, Carlos Ernesto Dornellas, de Cabo Frio, Ibson Carvalho Junior, de Casimiro de Abreu.

Melhorias – Além da chance concreta de consseguir uma UTI para o Hospital Geral de Arraial, a Secretaria de Saúde anunciou que o Pronto Socorro do distrito de Figueira será modernizado, com a inclusão do serviço de raio-X na unidade. A expectativa é de funcionamento antes do fim do ano.
Outra informação referente ao pacote de melhorias é para os moradores do Morro da Cabocla. A Unidade Básica de Saúde (UBS) está sendo totalmente reformada. A unidade vai ganhar serviços nas especialidades de pediatria e ginecologia. 

 

 

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.