Assine Já
quarta, 12 de agosto de 2020
Região dos Lagos
27ºmax
15ºmin
Mercado Tropical
Alerj
TEMPO REAL Confirmados: 5144 Óbitos: 296
Confirmados Óbitos
Araruama 846 62
Armação dos Búzios 376 9
Arraial do Cabo 120 12
Cabo Frio 1721 98
Iguaba Grande 393 25
São Pedro da Aldeia 789 39
Saquarema 899 51
Últimas notícias sobre a COVID-19
gestão

Arraial do Cabo implanta gestão compartilhada na Secretaria de Saúde

Exames serão realizados no Hospital Geral

10 setembro 2014 - 16h21
 Arraial do Cabo implanta gestão compartilhada na Secretaria de Saúde

A prefeitura de Arraial do Cabo deu o pontapé inicial para a implantação de um novo formato de gestão no setor de Saúde. A partir de agora, as decisões serão tomadas em conjunto pelo prefeito Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho, e o secretário da pasta, Sppencer Cardoso dos Santos.

De acordo com o prefeito, ele decidiu assumir a Secretaria de Saúde junto com o novo secretário por entender que a administração necessita da dedicação dos gestores em tempo integral.

- Todos os profissionais da saúde que estiveram à frente da secretaria até agora se esforçaram muito, mas tiveram contra eles a limitação do tempo, por conta de outros compromissos. Mas, com a proposta da gestão compartilhada, nós pretendemos dedicar todo o nosso tempo à Secretaria de Saúde, a fim de podermos minimizar os problemas e dar mais qualidade no atendimento e nos serviços oferecidos à população - garantiu o prefeito.

Um dos marcos importantes da nova gestão da Secretaria de Saúde é a presença do prefeito, todas as manhãs, no gabinete, onde despacha desde o início do mês.

- Estamos fazendo o diagnóstico da realidade na qual se encontra a secretaria para a partir destas informações podermos nos posicionar - disse.

As mudanças já tiveram início, já que a população poderá contar com exames como endoscopia e colonoscopia no Hospital Geral

Os resultados práticos da gestão compartilhada na Secretaria Municipal de Saúde já podem ser notados por quem precisa utilizar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.  A primeira ação dos gestores foi desburocratizar o processo de licitação, pois a atenção está voltada somente aos requisitos da lei para a liberação imediata dos exames para a população.

Para resolver a situação com relação à demora na realização dos exames, a Secretaria de Saúde terceirizou os serviços de radiologia, de laboratório e de imagem. Diagnósticos como tomografias, ultrassonografias simples e diferenciadas, exames de hormônio, mamografia de alta resolução, densitometria óssea, diversos tipos de doppler  e biópsias já estão à disposição da população cabista e poderão ser realizados em clínicas e laboratórios conveniados.

 A novidade é que a Secretaria Municipal de Saúde oferecerá gratuitamente à população mais dois importantes exames: endoscopia e colonoscopia. E quem precisar se submeter a estes procedimentos poderá fazê-los sem sair da cidade, pois estarão à disposição no próprio Hospital Geral, facilitando o acesso das pessoas que moram em Arraial do Cabo.

A partir de agora, todos os exames encaminhados pelos médicos da Rede Municipal de Saúde serão marcados no Hospital Geral, de segunda a sexta-feira, a partir das 8 h até ao meio-dia.

O desafio dos gestores da Secretaria de Saúde agora é normalizar o atendimento ambulatorial no Hospital Geral e nos Postos de Saúde.  A previsão do secretário Sppencer Cardoso é regularizar a situação no prazo máximo de 30 dias.

- Queremos honrar o compromisso que o prefeito Andinho tem com a população cabista, de mudar a ‘cara da saúde’ da nossa cidade - concluiu o secretário.