quarta, 01 de maio de 2024
quarta, 01 de maio de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
HOMENAGEM

Araruama lança projeto "Milésimo Gol Rei Pelé" para a formação de novos talentos do futebol

Alunos que apresentarem maior aptidão para o futebol vão ser selecionados pelos professores de Educação Física nas unidades escolares para participarem do projeto

17 janeiro 2023 - 11h55Por Redação
Araruama lança projeto "Milésimo Gol Rei Pelé" para a formação de novos talentos do futebol

A prefeita de Araruama, Livia de Chiquinho, assinou o decreto nº 07, de 13 de janeiro de 2023, que desapropria o Estádio Guanabara, às margens da RJ-106, no bairro Haway. O objetivo é implantar no local o  projeto “Milésimo Gol Rei Pelé”, que tem como meta buscar novos talentos, oportunizando aos estudantes da rede municipal o desenvolvimento de suas potencialidades futebolísticas, construindo pontes para futuros profissionais do futebol.

Na prática os alunos que apresentarem maior aptidão para o futebol vão ser selecionados pelos professores de Educação Física nas unidades escolares para participarem do projeto. Mas, mesmo passando por essa “peneira nas escolas” e sendo selecionados os estudantes devem manter a nota mínima de 6,0 nas disciplinas para que se mantenham no projeto. 

O projeto também visa homenagear o Rei Pelé, além de cumprir e honrar um pedido feito por ele ao fazer o seu milésimo gol no Estádio Maracanã, no Rio, numa partida entre Vasco e Santos, em 1969. 

Logo depois do feito histórico, o rei teria dito: “Nesse momento de viva emoção para mim, afirmo que devo tudo o que sou ao povo brasileiro. E faço um apelo para que nunca se esqueçam das crianças pobres. Vamos defender as criancinhas necessitadas”. E esse pedido vem exatamente de encontro com as diretrizes políticas da atual gestão municipal de Araruama. 

Para colocar o projeto em prática, o poder público, por meio da Secretaria de Educação, desapropriou o Estádio do Guanabara, que está abandonado há mais de uma década. Antigo estádio Mário Castanho, o local já pertenceu ao Rubro Social Esporte Clube. Devido a dívidas trabalhistas, a praça esportiva foi a leilão e acabou arrematada pelo Guanabara Esporte Clube, intitulando-o como Arena Guanabara.

A estrutura possui capacidade para 10 mil pessoas e chegou a ser utilizado pelo time do município, Guanabara Esporte Clube. No Campeonato Carioca de 2009, foi a casa do Macaé nos jogos contra os times considerados de menor expressão. Agora, com a desapropriação, o espaço vai passar por uma grande reforma e será inaugurado com o nome “Estádio Municipal Rei Pelé”, funcionando como um Centro Esportivo de Futebol para meninos e meninas da rede pública municipal de Ensino.

Além disso, o local, que irá receber uma estátua ao atleta com 3 metros de altura, simbolizando o momento em que o craque realizou o milésimo gol. Para coordenar essa grande missão, a prefeita Livia de Chiquinho escolheu o ex atleta de futebol, Luís Carlos Quintanilha, conhecido como Luisinho Quintanilha, que foi bicampeão carioca pelo Botafogo e tricampeão pelo Vasco, onde se tornou o atleta com maior número de títulos do clube.