sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cultura

São Pedro terá exposição sobre ex-deputado Wilson Mendes

Mostra sobre a vida de um dos políticos mais influentes do interior do estado acontece nos dias 26 e 27 deste mês

24 março 2024 - 10h55Por Redação
São Pedro terá exposição sobre ex-deputado Wilson Mendes

Nos próximos dias 26 e 27 de março a Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, em São Pedro da Aldeia, receberá a exposição “Wilson Tito Mendes”. Através de fotos de acervo pessoal, quadros, textos narrativos, atas da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e da Câmara Municipal de Cabo Frio, além de documentos do Departamento de Ordem Política e Social que estão sob a guarda do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, a ideia é mostrar um pouco da vida de um dos políticos mais influentes do interior do estado.

Pai do ex-prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, e do ex-secretário de Turismo, Carlos Victor, Wilson teve grande parte de sua história política vivenciada na época da ditadura militar, período em que foi preso, teve o mandato de deputado estadual cassado e os direitos políticos suspensos por dez anos. Ao todo, 40 peças vão ajudar a contar toda essa trajetória.

A mostra, que já passou por Cabo Frio em 2022, é organizada pela professora aposentada de História e de Literatura Brasileira, Júnia Rocha. Em conversa com a Folha, ela contou que através dessa exposição as pessoas poderão conhecer a biografia política de um dos cidadãos cabo-frienses mais comprometidos com a democracia.

– O que mais me marcou durante a pesquisa que fiz para esta mostra foi a coerência política de Wilson Mendes, sua luta por justiça social e, sobretudo, a resistência, o enfrentamento num contexto tão ameaçador. Wilson Mendes, enquanto deputado estadual, posicionava-se de forma combativa e corajosa, tanto que foi cassado no AI5 - contou Júnia.

Uma outra proposta desta mostra, segundo a professora, é fazer uma releitura desse episódio trágico do país, integrando a história regional (através da biografia política de Wilson Mendes), “além de trazer para a retomada da memória a forma como ele e tantos outros foram repelidos de sua cidadania naquele contexto, tendo por objetivo suscitar na sociedade essa consciência histórica, bem como alertá-la para que não seja novamente ameaçada pelas ideologias autoritárias”.

– Com essa mostra queremos dar um lugar ao interior, sempre colocado em segundo plano diante do panorama nacional no que diz respeito à Ditadura Militar. Sempre priorizaram os acontecimentos nos grandes centros, nas metrópoles. Mas essa exposição revela significativa participação de atores políticos locais durante o período da Ditadura Militar - revelou. "Wilson Tito Mendes" é uma das mostra contempladas pelo edital Circulação Cultural, na categoria Obra Acadêmica.