sábado, 25 de maio de 2024
sábado, 25 de maio de 2024
Cabo Frio
27°C
Park lagos
Park Lagos 2
Cultura

Rio das Ostras Jazz & Blues 2024 chega à sua 20ª edição

O Rio das Ostras Jazz & Blues é o maior do gênero na América Latina e está no top 10 dos maiores do mundo; todos os shows são gratuitos, reunindo mais de 30 atrações nacionais e internacionais

13 maio 2024 - 13h25Por Redação

De 30 de maio a 02 de junho, o público poderá apreciar grandes encontros, revisitar shows memoráveis e se deliciar com a edição icônica do Rio das Ostras Jazz & Blues Rio das Ostras. A 20ª edição do festival trará shows dos artistas mais conceituados do jazz, do blues e da música instrumental nacional e internacional, em mais de 30 shows gratuitos em cinco palcos localizados nos principais pontos da cidade: Praça São Pedro (a partir das 11h15), Lagoa de Iriry (14h30), Boca da Barra (17h15), Costazul (20h) e Espaço Arthur Maia (20h30). 

Entre as atrações internacionais já confirmadas estão nomes premiados e consagrados do gênero como o grupo americano de jazz fusion Spyro Gyra, que neste ano completa 50 anos; o contrabaixista camaronês Richard Bona; o saxofonista americano James Carter; a contrabaixista polonesa Kinga Glyk; os guitarristas americanos Kenny Brown e Tommy Castro; o pianista e cantor australiano Lachy Doley - que se apresentará com seu trio pela primeira vez no Brasil e os músicos Romero Lubambo, Rodney Holmes, Otmaro Ruiz e Mohini Dey, artistas que juntos somam mais de uma dezena de Grammys e se apresentarão em conjunto no palco do Rio das Ostras Jazz & Blues, para um show inédito.

No elenco nacional, outros grandes destaques do gênero como, a banda Afrojazz; o show Cássia Eller e Victor Biglione In Blues (que traz o registro do CD gravado ao vivo no Circo Voador); Armandinho Macêdo e Chico Chagas Quarteto, o baixista Celso Pixinga e Nasi, o vocalista do grupo IRA, que convida a maior banda de blues do Brasil, a Blues Etílicos. 

A programação completa do festival pode ser conferida nas redes sociais do Rio das Ostras Jazz & Blues. Todos os horários das apresentações foram planejados de modo que o público possa assistir aos shows de cada palco. 

 

Espaço Arthur Maia - espaço para novos artistas e sonoridades

O público poderá conferir ainda uma programação paralela no Espaço Arthur Maia (antiga Casa do Jazz), que trará shows de novas bandas de cidades do Norte Fluminense e da Costa do Sol que estão se destacando no cenário musical. As apresentações ocorrem nos intervalos dos shows do palco principal. Já no espaço Clube do Vinil, os aficionados e colecionadores das famosas “bolachas” terão a oportunidade de conversar, comprar e trocar seus discos.

 

20 ANOS DE SUCESSO EM RIO DAS OSTRAS

O Rio das Ostras Jazz & Blues chega, no ano de 2024, à sua 20ª edição com o posto de festival do segmento com o maior número de edições já realizadas até hoje, mais um marco para o maior festival de jazz & blues da América Latina e um dos 10 maiores do mundo. Até o momento, o evento já realizou cerca de 600 shows de artistas nacionais e internacionais para um público total de mais de 1,2 milhão de espectadores. Durante todo esse período, além de levar cultura gratuita e de qualidade para moradores e visitantes do balneário, o Festival contribuiu ainda para alavancar o turismo da região, gerar renda e atrair novos negócios. Segundo estudos levantados pela FGV-RJ, pelo SEBRAE e pela Secretaria de Turismo de Rio das Ostras, nos últimos sete anos, foram injetados em média, R$9 milhões na economia local, a cada edição do evento (nos seus quatro dias de realização).

“É uma grande alegria celebrar a chegada da 20ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues, evento que me realiza como profissional e como pessoa. Nesses anos assistimos o Festival nascer, crescer, ganhar maturidade e prestígio, sendo cortejado por grandes nomes do jazz e blues, que reconhecem a relevância do evento. Hoje somos uma referência para o público que ama jazz e blues, que já reserva na agenda, todo ano, um espaço para nos prestigiar”, comemora Stenio Mattos, diretor da Azul Produções, empresa responsável pela produção do festival. 

O Rio das Ostras Jazz & Blues é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras em parceria com o Sesc RJ, produção da Azul Produções e apoio da Seagems.

Além do Rio das Ostras Jazz & Blues, o estado do Rio de Janeiro também receberá o Circuito Sesc Jazz & Blues que está em sua terceira edição e foi idealizado a partir da parceria de sucesso entre o Sesc RJ e o Rio das Ostras Jazz e Blues – produzido pela Azul Produções. Após passar por Rio das Ostras, o evento segue para Paraty (de 07 a 09 de junho). Em seguida, chega a Miguel Pereira (de 14 a 16 de junho), Ipiabas/Barra do Piraí (de 21 a 23 de junho) e Casimiro de Abreu (de 28 a 30 de junho).

 

Serviço:

Rio das Ostras Jazz & Blues 2024 

De 30 de maio a 02 de junho (de quinta a domingo, durante o feriadão de Corpus Christi) 

Entrada Franca. Classificação Livre 

 

DIA 30 DE MAIO (QUINTA-FEIRA):

 

Palco de Iriry

14h15h – Kenny Brown e Blues Band (EUA)

 

Palco Boca da Barra 

17h – Romero Lubambo All Stars Jazz Quartet (EUA)

 

Palco CostaAzul 

20h – Início dos shows no palco principal

Atrações da noite:

Celso Pixinga com Jazz Quarteto

Armandinho Macêdo e Chico Chagas Quarteto

Victor Biglione In Blues em tributo à Cássia Eller 

Nasi (vocalista do IRA) convida a banda Blues Etílicos 

 

DIA 31 DE MAIO (SEXTA-FEIRA):

 

Palco Novos Talentos na Praça São Pedro 

Shows a partir das 11h15

 

Palco de Iriry

14h15 – Kinga Głyk (Polônia)

 

Palco Boca da Barra 

17h – James Carter Jazz Trio (EUA)

 

Palco Costazul

20h30 – Início dos shows no palco principal

Atrações da noite:

Romero Lubambo, Rodney Holmes, Otmaro Ruiz (vencedor de seis Grammys) e Mohini (EUA)

Spyro Gyra (EUA)

Lachy Doley Trio (Austrália)

Kenny Brown (EUA)

 

DIA 01 DE JUNHO (SÁBADO):

 

Palco Novos Talentos na Praça São Pedro 

Shows a partir das 11h15

 

Palco de Iriry

14h15 – Lachy Doley Trio (Austrália)

 

Palco Boca da Barra 

17h – Spyro Gyra (EUA)

 

Palco Costazul 

20h30 – Início dos shows no palco principal

Atrações da noite:

Afrojazz (BR)

James Carter Jazz Trio (USA)

Richard Bona (Camarões)

Kinga Glyk (Polônia)

Tommy Castro (EUA)

 

DIA 02 DE JUNHO (DOMINGO):

 

Palco Novos Talentos

Shows a partir das 11h15

 

Palco de Iriry

14h15 – Tommy Castro (EUA)

 

Palco Boca da Barra 

17h – Richard Bona (Camarões)

 

Espaço Arthur Maia (antiga Cada do Jazz) em CostaAzul

Artistas locais (a confirmar) mostrarão seus trabalhos nos intervalos dos shows principais, nos dias 30/05, 31/05 e 01/06

Lotação máxima: 700 pessoas