sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cultura

Liga anuncia suspensão do desfile das escolas de samba de Cabo Frio

Blocos de rua também não farão mais parte da programação oficial da Prefeitura

18 janeiro 2024 - 10h06Por Redação
Liga anuncia suspensão do desfile das escolas de samba de Cabo Frio

Mais uma vez, o carnaval desafinou para as escolas de samba de Cabo Frio. Em conversa com a Folha, o presidente Carlos Ernesto Lopes (Carlão) confirmou que as agremiações não vão mais participar do carnaval 2024. 

Inicialmente anunciado para acontecer nos dias 16 e 17 de fevereiro, na Morada do Samba, na Praia do Siqueira, o desfile foi oficialmente suspenso, de forma unânime, por todas as agremiações filiadas à Liga.

Entre os motivos para a decisão, segundo Carlão, “está a falta de comunicação efetiva com a Prefeitura de Cabo Frio, especialmente com a Secretaria de Cultura”, que desde o último dia 5 de janeiro está sob o comando de Márcio Lima Sampaio, filho da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

– Apesar dos esforços contínuos da Liga, incluindo a realização de assembleias, eventos e seminários com o objetivo de revitalizar e resgatar a tradição dos desfiles carnavalescos, a falta de interlocução entre a Liga e o Executivo Municipal culminou nesse impasse. Com dois projetos desenvolvidos e prontos para serem apresentados, não obtivemos o retorno necessário para avançar - contou Carlão.

Em 17 de outubro do ano passado a Prefeitura de Cabo Frio e a Liga chegaram a convidar a população para a reunião de apresentação oficial do projeto dos desfiles de escola de samba para o carnaval de 2024. Na época, o então secretário de Cultura, João Félix, destacou que “a reunião marca um importante passo para a retomada do carnaval de Cabo Frio”, sendo uma oportunidade para mostrar a realidade das escolas e definir quais estariam em melhores condições de desfilar. No entanto, segundo Carlão, as conversas não avançaram, mesmo após um pedido oficializado ao governo municipal no dia 30 de outubro.

– Diante dessa falta de apoio e clareza nas diretrizes para realização do evento, em assembleia geral as agremiações, o conselho fiscal e a diretoria executiva da Liga decidiram não participar do carnaval 2024 em respeito às comunidades e à tradição carnavalesca – explicou o presidente, que no último dia 15 enviou um ofício à prefeita Magdala Furtado comunicando sobre a decisão.

Sobre uma aproximação com o novo secretário de Cultura, Carlão disse que até hoje a Liga não foi procurada por Márcio Lima, que chegou a postar vídeo nas redes sociais anunciando apenas que vai ter carnaval de rua.

– Depois de algumas conversas com representantes dos blocos de rua de Cabo Frio, chegamos a um formato que contemple a todos. Vai ter o carnaval de rua, ele vai ser organizado, e vai ser alegre como deve ser – contou Márcio, anunciando que em breve o governo vai anunciar o roteiro oficial, o circuito e as atrações. 

Após esse anúncio feito pelo novo secretário de Cultura de Cabo Frio, a Folha entrou em contato com Joir Reis, presidente da Associação de Blocos e Atividades Carnavalescas da cidade (Abaccaf), que explicou que a programação que já havia sido divulgada pela entidade está mantida, mas não vai mais fazer parte do carnaval oficial da prefeitura.

– O governo municipal não adotou nosso projeto como sendo o carnaval oficial da cidade, mesmo tendo praticamente todos os blocos formalizados, exceto um deles que foi excluído do quadro de associados por descumprimento ao Estatuto. A prefeitura está pensando em um carnaval diferente, por isso não teremos, como nos últimos anos, um carnaval unificado na cidade - explicou Joir, lembrando que devido a essa novidade, a implantação da Estação do Carnaval está confirmada, mas ao invés de quatro (uma delas em Tamoios), será apenas uma na Praia do Forte.

Quanto ao desfile dos blocos, Joir contou à Folha que 27 confirmaram presença no carnaval de rua da Abaccaf, que terá desfiles na Praia do Forte, em São Cristóvão, no Peró, e outros cantos da cidade.