sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cultura

Lançamento de "Histórias do Arraial e a fábrica da baleia" será nesta sexta-feira (15/03)

11 março 2024 - 12h48Por Redação
Lançamento de "Histórias do Arraial e a fábrica da baleia" será nesta sexta-feira (15/03)

Será nesta sexta-feira (15/03) o lançamento de  “Histórias do Arraial e a fábrica da baleia” (328 págs., Sophia Editora), novo livro de Leandro Miranda. Aberto ao público, o encontro acontece, a partir das 18h, no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Prédio Amazônia Azul, anexo do museu Oceanográfico do IEAPM (Av. Luis Corrêa, 8, Praia dos Anjos, Arraial do Cabo). Haverá palestra sobre a obra e noite de autógrafos.

Após a repercussão de “K-36 – o zeppelin que caiu no Cabo”, publicado pela Sophia em 2017, Leandro Miranda esticou sua rede de pesquisas para encontrar outros preciosos detalhes, curiosidades e fatos sobre Arraial do Cabo, a partir de documentos raros e conversas com antigos moradores.

Essa extensa pesquisa está disponibilizada em “Histórias do Arraial e a fábrica da baleia”, que traça a história de Arraial à luz de suas etapas de desenvolvimento, transições políticas e cenário cultural, culminando no curioso caso de instalação da fábrica japonesa Taiyo, nos anos 1960, no bairro que seria, não por acaso, batizado como Baleia.

“Leandro  materializa a história de nossa querida cidade, principalmente temas que são passados por gerações apenas através da tradição oral. Nestas páginas, o pesquisador remonta os acontecimentos da virada da década de 1950 para 1960, a chamada “era de ouro”, e a luta do então 4º distrito de Cabo Frio para alcançar a tão sonhada emancipação, revisitando com isenção as primeiras e mais disputadas eleições do então recém-criado município de Arraial do Cabo. Por fim, Leandro fornece um importante – e inédito – registro sobre a abertura e funcionamento da fábrica da baleia”, escreve Luciano Simas na orelha da obra.

A memorialista Meri Damaceno assina o prefácio. “A fábrica da baleia Tayo nos dá a oportunidade de conhecer o Arraial do Cabo de um outro tempo: não havia água encanada, apenas de cacimba; luz não existia; a medicina era apenas a doses homeopáticas dos boticários do lugar; e transporte ainda era em lombo de burro. Leo do Blimp nos mostra o modo mais puro do povo cabista, que, apesar de suas dificuldades, sempre foi aguerrido, trabalhador e, diria ainda, altamente espirituoso. Um povo que fez da pesca sua maior fonte de sobrevivência”, assinala Meri.

Características
TIPO brochura
FORMATO 16x23
PÁGINAS 328
PESO 483 gramas
ISBN  978-65-88609-31-6