sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cultura

Curta-Metragem sobre a história de Iguaba Grande estreia neste sábado (30)

"Viagem Histórica e Cultural Por Iguaba Grande" foi premiado na Lei Paulo Gustavo 

27 março 2024 - 10h18Por Redação
Curta-Metragem sobre a história de Iguaba Grande estreia neste sábado (30)

Estreia neste sábado (30), às 18h, na Praça Edyla Pinheiro, no Centro de Iguaba Grande, o curta-metragem "Viagem Histórica e Cultural Por Iguaba Grande". Baseado no livro de Roberto Jorge da Silva, "Iguaba Grande: dos Tupinambás à Emancipação", a obra foi premiada na Lei Paulo Gustavo.

Durante 15 minutos, o filme, que tem a orla da cidade como cenário, mostra um pouco da história de Iguaba, contada durante um passeio que a jornalista e atriz Andréa Morais faz com o filho, Miguel Roberto de Morais. O curta tem ainda a participação dos historiadores Roberto Jorge da Silva, João Gabriel Cortez e Elias Marinho.

Durante o passeio, os espectadores poderão conhecer um pouco sobre a história da emancipação da Iguaba Grande (que até 1995 era distrito de São Pedro da Aldeia); da Capela Nossa Senhora da Conceição, que é um Patrimônio Histórico Cultural, além de ter acesso a algumas curiosidades históricas sobre a Estação de Trem, e a famosas lendas da cidade, como a do Amor Impossível, que envolve a Ilha de Santa Rita.  

- Eu amei contar essas histórias e poder fazer este filme. Difícil foi selecionar qual história entraria no curta porque Iguaba tem muitas. Precisaria de um longa, pra contar todas - contou Andréa, que também assina o roteiro e direção do curta.

O filme é uma realização da Morais Comunicação e Emoções, e foi feito com recursos da Lei Paulo Gustavo, e apoio da concessionária Prolagos, do Restaurante Água na Boca, da Ecomar Náutica e da Uniformes Iguaba. O projeto foi classificado em 1° lugar no edital "Memória Cultural Iguabense", realizado pela Secretaria Municipal de Cultura com o objetivo de aquecer o setor do audiovisual da cidade, além de incentivar o desenvolvimento da economia criativa e da economia solidária através do decreto do Governo Federal, fomentando o sistema de financiamento à cultura. 

Este é o segundo curta que Andréa roteiriza, dirige e produz.

- Agradeço a todos que aceitaram fazer parte deste projeto que conta a história da nossa cidade. Deixaremos este legado para as futuras gerações. Desejo que seja útil para as escolas, para que todos conheçam um pouco da história de Iguaba e tenham orgulho da nossa cidade. Afinal, Iguaba não se resume a somente uma rua, como ouvimos falar. Espero todos vocês, no dia 30, às 18h, na Praça Edyla Pinheiro - convidou Andréa.