sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
PARA OS PEQUENOS

Bailinho do Paticumbum vai agitar criançada na Fonte do Itajuru neste domingo (13)

Folia infantil foi remarcada, após suspensão de eventos no Carnaval

12 março 2022 - 15h35Por Rodrigo Branco

A Fonte do Itajuru, em Cabo Frio, vai ganhar ares de salão, daqueles onde se brincavam os lúdicos carnavais de outrora, neste domingo (13), a partir das 15h, quando será realizado o Bailinho do Paticumbum, projeto voltado para o público infantil, que conta com o patrocínio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Cultura em decorrência da Lei Aldir Blanc. O evento, que é gratuito para crianças de todas as idades, ocorreria no último dia 27, mas foi remarcado após a suspensão das atividades carnavalescas no município.

O projeto para a folia dos pequerruchos é derivado do trabalho de musicoterapia e psicomotricidade desenvolvido há anos pela musicista e professora Sá Soraya. A relação com o Carnaval vem de longa data e inspirou o sonoro nome do projeto: ‘Paticumbum’ é uma palavra de origem onomatopaica, que remete ao samba campeão de 1982, com a escola de samba Império Serrano, “Bumbum paticumbum prugururundum”.

– É um sonho fazer um baile de Carnaval. Sou uma pessoa apaixonada por Carnaval. Tive toda a vivência, minha mãe levava a gente para os bailes. Tenho a memória afetiva de muitas canções – que eu inclusive botei no repertorio do bailinho – e eu brincando no salão e catando confete. Fiquei pensando: “Isso é tão incrível, né”? Esse monte de canção, essa coisa do brincar do baile de carnaval infantil. As crianças brincam, se acabam, catando confete. Um jogando no outro. Isso está se perdendo – analisa a carioca Soraya, que trabalha com crianças na primeira infância (de zero a seis anos), com autismo, síndrome de Down e outras questões.

A programação conta com apresentação musical do Paticumbum com músicas do repertório popular, pintura de rosto e desfile de fantasia com premiação para crianças e responsáveis. No espaço só será permitido o uso de confete orgânico, feito com folhas de plantas, e o incentivo do não uso de materiais descartáveis com o intuito de não impactar de forma negativa a Fonte do Itajuru. 

O evento se compromete a cumprir os protocolos de higiene e de segurança necessários, tendo em vista as normas municipais e estaduais, bem como controlar o número de circulação de pessoas dentro da Fonte do Itajuru para evitar aglomeração. Também será obrigatório a apresentação do cartão de vacinação de todos os adultos. O Bailinho do Paticumbum também conta com a produção e comunicação de Carol Gonçalves e direção musical de Léo Dioli.