domingo, 28 de abril de 2024
domingo, 28 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cultura

Azul Puro Azul abre exposição 'Alma de Beira da Praia' no Forte São Matheus

11 janeiro 2024 - 14h26Por Redação
Azul Puro Azul abre exposição 'Alma de Beira da Praia' no Forte São Matheus

O artista cabo-friense Azul Puro Azul abre, no dia 9 de janeiro, a exposição no Forte São Matheus sobre seu recém-lançado álbum “Alma de Beira da Praia”. A ideia é dividir com moradores e turistas que visitarem o local um pouco do trabalho do álbum que traz o mar e a praia,como tema principal. A exposição é uma produção de Azul Puro Azul e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Cabo Frio. A montagem da exposição ficou a cargo da artista Conceição Braine, com apoio de Azul.
Azul diz que a ideia surgiu como uma luz, enquanto visitava o Forte. 

“Sempre que vou no canto do Forte mergulhar, meditar... Gosto de subir no Forte São Matheus e ficar admirando aquela beleza. Nesse dia eu refletia sobre diferentes formas de divulgação do álbum que lançaria em breve, quando ouvi um funcionário afirmando para um turista: "aqui é o lugar mais visitado de Cabo Frio". Foi quando tive a ideia de que minha arte deveria estar ali. Esse álbum é um presente para todos que amam o mar, e para os que amam Cabo Frio.  Quem visita o Forte ama o mar, e ama Cabo Frio. Então chegou a hora de dividirmos com as milhares de pessoas que ali frequentarão nesse período um pouco da nossa arte.”

A exposição ficará no Forte São Matheus nos meses de  janeiro e fevereiro de 2024. 

 Alma de Beira da Praia - O álbum está disponível nas principais plataformas digitais de streaming (Spotify, Deezer, Amazon Music, e similares) , e no YouTube. É composto por oito faixas - 7 canções, e 1 poesia – todas composições de Azul ("Minhocas da Terra" em parceria com Dio Cavalcanti / "Cabo Frio - Meu Pensamento" em parceria com Antônio de Gastão ). Todas as faixas do álbum trazem temáticas praieiras. Mesclando faixas com personagens de Cabo Frio, citação de locais da cidade, e canções que e ressaltam a vida de quem vive, ou ama a vida à beira-mar de uma forma geral, independe da localidade.
Azul afirma que esse álbum é um sonho de anos, e certamente o trabalho mais importante da sua carreira até aqui. 

As sonoridades remetem à nossa ancestralidade: congas, pandeiro, berimbau, efeitos sonoros, palmas, coro(com a força da voz do povo), e instrumentos populares de cordas(violão/cavaquinho) e sopros(Trompete e trombone). Azul , além de interprete, é o compositor de todas as canções do álbum. Em “Minhocas da Terra", divide a composição com Dio Cavalcanti , e em "Cabo Frio - Meu Pensamento" a parceria é com Antônio de Gastão, uma referência da cultura cabofriense por seus múltiplos talentos artísticos. Antônio de Gastão faleceu na década de 1990, e agora sua arte se une a de Azul, que sempre foi um admirador do artista, e com autorização da família, usou um trecho de outra canção Antônio(Tontinha) como refrão da música, e uniu seus versos e melodias. 

O álbum foi todo produzido por artistas cabofrienses. As gravações foram realizadas no “Daniel Porto Estúdio”. Os músicos: Diego Matos(trompete e trombone), Jubiabá (percussões), Daniel Porto (Percussões), O Barba(percussões) , Caio Vargas e Vitalino (coros), Toddybass (contrabaixo, violão e cavaquinho), Nado Capoeira (Berimbau e percussão) participam do álbum como instrumentistas/coro; Ivo Vargas é a participação especial na canção “Cabo Frio Meu Pensamento”, e a canção “Minhocas Da Terra” tem a participação especial dos “minhocas da terra” Dio Cavalcanti, Ulisses Rabelo, Leo Diolí, Vitalino, Ivo Vargas e Juliana Feliciano, na interpretação.