sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
CABO FRIO

Acervo literário de Márcio Werneck agora está disponível na Biblioteca Municipal Walter Nogueira

Entrega do material foi contemplada no Prêmio Evandro Terra, proporcionando a chegada de importantes obras para o município

23 fevereiro 2022 - 11h25Por Redação

Cabo Frio recebeu, na manhã desta terça-feira (22), um importante reforço no acervo literário municipal. Graças ao projeto “Biblioteca do Marcio Werneck”, contemplado no Prêmio Evandro Terra, instituído no município nos moldes da Lei Aldir Blanc, a Biblioteca Municipal Walter Nogueira recebeu 100 livros do acervo do pesquisador. A entrega dos exemplares aconteceu no Solar dos Massas, no Centro, com presença de familiares do pesquisador, falecido em 2004.

A doação tem o intuito de dar acessibilidade ao rico e diverso material que compõe o acervo Marcio Werneck, fruto da pesquisa de três décadas do historiador.

“Trata-se de uma obra muito importante, com rica pesquisa sobre a história de Cabo Frio e nosso intuito sempre foi garantir o acesso ao acervo, para que as pessoas possam pesquisar e conhecer o trabalho de Marcio Werneck”, afirmou a jornalista Maria Werneck, filha do escritor, ao lado da produtora Tatiana Cabral, que participa do projeto de resgate do acervo.

Para Penha Leite, viúva de Márcio, a chegada dos livros para a Biblioteca Municipal Walter Nogueira é motivo de orgulho.

“Estamos passando um pouco do que foi o trabalho de Márcio, que durante 25 anos pesquisou a fundo a história de Cabo Frio, reunindo um rico material sobre a cidade, que agora ficará a disposição da população. Isso é muito gratificante para nós e motivo de orgulho”, disse Penha.

Segundo o secretário de Cultura de Cabo Frio, Clarêncio Rodrigues, o município ganha muito com esse acervo que agora está a disposição da população para pesquisa.

“Marcio Werneck era mestre na arte de pesquisar e contar a história de Cabo Frio e região. Durante anos ele documentou tudo o que encontrou. Um verdadeiro tesouro não só para a nossa cidade, como também o país, reunido nessa coletânea, que agora faz parte do acervo da Biblioteca Municipal Walter Nogueira”, finalizou o secretário.

MARCIO WERNECK

O historiador e autor Marcio Werneck, falecido em 2004, dedicou sua vida em resgatar o patrimônio cultural da Região dos Lagos, através de livros de autores diversos, entrevistas com personalidades ilustres, entre outros materiais. Até o ano de 2014, o material ficou restrito à família e a poucas pessoas que o procuravam no intuito de realizar pesquisas. Naquele ano, a produtora cultural Tatiana Cabral e Maria Werneck iniciaram uma série de ações em homenagem à memória de Marcio Werneck.

A entrega dos exemplares aconteceu no Solar dos Massas, no Centro, com presença de familiares do pesquisador, falecido em 2004