​Oposição intensifica conversas de olho em possível nova eleição

Três pré-candidaturas despontam, mas aliança não é descartada

Rodrigo Branco | Reprodução
Publicado em 10/03/2018 às 09:29

Os adversários de Marquinho Mendes (MDB vão intensificar nas próximas semanas as conversas em torno das pré-candidaturas para o caso de uma derrota do prefeito de Cabo Frio no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, consequentemente, uma eventual eleição suplementar na cidade. A possibilidade ficou mais próxima após decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Além da ambição já declarada do segundo colocado nas eleições de 2016, Adriano Moreno (Rede), de concorrer em um novo pleito, dois vereadores de oposição também confirmaram o desejo de participar: o vereador Vanderlei Bento (PMB) e seu antecessor no cargo e colega de plenário, Rafael Peçanha (PDT), atual líder da oposição na Casa.

A disposição dos três, no entanto, não significa que todos serão candidatos. A possibilidade de uma aliança entre eles, ou ao menos, entre alguns deles, não está descartada. Peçanha afirmou que será o nome do partido se os cabofrienses precisarem voltar às urnas.

– A partir da decisão do STF abre o tabuleiro para a movimentação das peças. A gente parte da premissa que a candidatura própria deve ser a primeira opção. Mas deixando claro que o processo é dinâmico. Vamos conversar internamente, mas acho que hoje eu seria o nome – ponderou.

O presidente do PDT de Cabo Frio, deputado estadual Janio Mendes, elogiou Peçanha, mas não cravou que ele será o candidato.

– Ele é o nome mais forte que desponta na cidade. Em um ano de mandato fez um trabalho que o credencia a um futuro brilhante. O momento é de pensar na cidade e ele é uma das alternativas – comentou.

Já para Vanderlei, a população espera por mudanças.

– Acho que, politicamente falando, estou no perfil que o povo quer. A gente tem um projeto bacana. Vou colocar meu nome porque sinto uma grande escassez de opções políticas. Acho que está chegando nosso momento – aposta.

Adriano não foi localizado para comentar a decisão do STF, mas fez uma postagem nas redes sociais dizendo que o povo foi ‘o grande beneficiado’ por ela. Em entrevista na edição do fim de semana passado, ele confirmou que será candidato.

– Vou dizer um velho ditado popular que meu pai me dizia: ‘Dou um boi para não entrar numa briga, mas dou uma boiada para não sair dela”. Sou candidato, sim – disse, na ocasião.

– Vamos conversar internamente antes de buscar conversas com outro grupo – disse Peçanha.

O tom adotado por Vanderlei é semelhante.

– Não tem nada descartado. A gente está em diálogo constante – comentou.

Aquiles: “antes do TSE, tudo é especulação”

Considerado o sucessor político do atual prefeito, o presidente da Câmara Municipal, vereador Aquiles Barreto (SD), adotou discurso afinado ao do mentor. Questionado se seria o nome do grupo, no caso de nova eleição e do impedimento pelo TSE de Marquinho concorrer, negou qualquer conversa nesse sentido.

– Prefiro ter cautela. No momento que tiver a decisão jurídica, vamos ter que nos posicionar politicamente. E o político tem que estar preparado para tudo. O governo trabalha para reconstruir a cidade e o prefeito confia no seu advogado. Mas se, em última instância, ele perder no TSE, é ele mesmo quem vai disputar, pois é o líder do grupo – afirmou.

Seja como for, em breve, Aquiles poderá estar sentado na cadeira de chefe do Executivo, uma vez que é o presidente da Câmara quem assume interinamente o cargo de prefeito até que novas eleições sejam realizadas. 

Veja também

Compartilhe:  

COMENTÁRIOS

EXPEDIENTE

Rodrigo Cabral

Diretor

Fernanda Carriço

Chefe de Reportagem

fernanda.carrico@folhadoslagos.com

Redação, Administração, Publicidade e Assinatura

Avenida Francisco Mendes 226, loja 06, Centro - Cabo Frio - RJ

Propriedade da Sophia Editora Eireli - ME.

CONTATO

Redação

folhadoslagos@ig.com.br redacao@folhadoslagos.com
(22) 2644-4698 - Ramal 206
(22) 9971-7556

Publicidade

(22) 2644-4698 - Ramal 215
(22) 9971-7841

Central do Assinante

(22) 2644-4698
(22) 9971-7841