Palestra no IFF debate cultura alimentar

Professora e consultora em gestão de negócios gastronômicos, Vanessa Matos discursará em evento aberto ao público

Publicado em 12/09/2018 às 10:13

ALEXANDRE FILHO

Em uma ação do Instituto Federal Fluminense (IFF) com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Campus Cabo Frio do IFF receberá uma palestra da professora e consultora de Gestão de Negócios Gastronômicos Vanessa Matos, que há 21 anos trabalha no ramo. O evento será amanhã às 16h30, auditório A. No evento, que será aberto ao público em geral, a especialista discursará sobre a cultura alimentar, debatendo sobre a história e origem dos alimentos e discutindo também temas relacionados à gestão nos negócios.

– Os alunos dentro do curso superior de gastronomia do IFF assistem disciplinas voltadas para áreas como a antropologia, que tem relação com a cultura alimentar, que dá aos alunos todo o embasamento para as disciplinas práticas, como as de culinária japonesa, italiana, brasileira e etc. Eles precisam ter esse embasamento teórico para saber aplicar a prática toda essa parte de origem alimentar dos povos – disse Adriana Slongo, coordenadora do curso de gastronomia do IFF.

Além de ser especialista em gestão de negócios gastronômicos, Vanessa já foi proprietária de um restaurante eleito quatro vezes o melhor da cidade de Fortaleza pela revista Veja em sua categoria. Atualmente é docente de curso superior de gastronomia, trabalha como pesquisadora de cadeia produtiva no Observatório Cearense da Cultura Alimentar e como consultora de gestão operacional em diversos projetos. Por trabalhar no Ceará e ter se especializado na gastronomia do estado nordestino, Adriana afirma que esse intercâmbio é de valorosa importância para os alunos.

– Ela trabalha pesquisando a influência cultura alimentar no estado do Ceará, isso vai ser muito engrandecedor para gente,que estamos começando agora a entender  a questão gastronômica na região e suas origens como um todo e como ela se difunde, os caminhos que ela pode seguir – declarou.

Fernando Mello, professor de gastronomia, bebidas e eventos do IFF, afirma que não só os alunos devem tirar proveito do intercâmbio de ideias, como também pessoas envolvidas no cenário gastronômico da cidade, que segundo ele está em flagrante ascensão. Além disso, tomando como parâmetro esse cenário, ele afirma que discutir temas relacionados à gestão é fundamental para a continuidade do crescimento do segmento na região.

– A importância de uma palestra dessa é justamente a troca de conhecimento para pegar as experiências e poder aprimorar no seu negócio, sobretudo em Cabo Frio que é uma região turística e que vive esse fenômeno de sazonalidade, com períodos de alta e baixa demanda. Então discutir gestão é fundamenta para que o estabelecimento consiga se posicionar perante as crises e variações de movimento e não sofra riscos maiores em função de um fator externo – disse ele.

Curso de gastronomia do IFF está com vagas abertas

Inaugurado há pouco menos de um ano, o curso superior de tecnólogo em gastronomia do Campus Cabo Frio do Instituto Federal Fluminense (IFF) está com 30 vagas abertas para a sua segunda turma. Serão 15 vagas abertas através do vestibular da instituição e outras 15 que estarão disponíveis através do Enem 2019.

– Nós até agora estávamos estruturando o curso, pensamos em dar visibilidade ao curso na região e firmar parcerias com os restaurantes da região, para que esses recebessem mão e obra local qualificada e ao mesmo tempo se tornassem um campo de trabalho para os alunos – disse a coordenador do curso, Adriana Slongo.

De acordo com Adriana, mesmo com apenas uma turma até então, o curso superior da gastronimia está conseguindo alcançar o seu objetivo, unindo pessoas que já estavam atuando no mercado com aquelas que nunca trabalharam em uma cozinha.

– A gente está conseguindo atingir o objetivo, comparte dos alunos que não estão no mercado de trabalho, e também conseguiu abraçar pessoas que já estão trabalhando em cozinhas, alguns até como chefs, e que vão ali para estudar e ter um aprimoramento a mais, uma formação de fato. Estamos conseguindo pegar esses dois nichos – declarou.

Veja também

Compartilhe:  

COMENTÁRIOS

EXPEDIENTE

Rodrigo Cabral

Diretor

Fernanda Carriço

Chefe de Reportagem

fernanda.carrico@folhadoslagos.com

Redação, Administração, Publicidade e Assinatura

Avenida Francisco Mendes 226, loja 06, Centro - Cabo Frio - RJ

Propriedade da Sophia Editora Eireli - ME.

CONTATO

Redação

folhadoslagos@ig.com.br redacao@folhadoslagos.com
(22) 2644-4698 - Ramal 206
(22) 9971-7556

Publicidade

(22) 2644-4698 - Ramal 215
(22) 9971-7841

Central do Assinante

(22) 2644-4698
(22) 9971-7841